quarta-feira, maio 24, 2017

Nova York: A voz do milênio grita por "Diretas Já!"

AFP
O show terminou no último dia 19 aos gritos de "Fora, Temer!" por parte do público, enquanto alguns exibiam cartazes pedindo "Diretas Já" ocorreu em terras gringas. Com a cortina já fechada, ouviu-se a voz rouca de Elza: "Diretas já! Diretas já! Diretas já!" no Town Halle, em Nova York, nos Estados Unidos, com o show "A mulher do fim do mundo". espetáculo se baseia em seu último disco, vencedor do prêmio de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira no Grammy Latino em 2016, um tipo de samba futurista que combina música eletrônica, art-rock e bossa-nova em canções inéditas.

A algum tempo atrás ela já causava, vestida com uma roupa emprestada pela mãe e ajustada com alfinetes, chegou em 1953 à rádio Tupi para cantar em troca de algum dinheiro para comprar remédios para o seu bebê doente. "E você, de qual planeta você veio?", perguntou---lhe ironicamente o apresentador do programa, o famoso compositor Ary Barroso, fazendo piada por sua roupa grande demais, enquanto a plateia ria... "Do mesmo planeta que o seu", disse Elza. "E qual é?", insistiu Ary, sem saber que a resposta entraria para a história da música popular brasileira. "O planeta Fome", lançou a adolescente, deixando todos estarrecidos.

Sempre e mesmo antes de virar moda ou politicamente correto, a cantora levantou a bandeira da luta contra o racismo, o machismo, a violência doméstica e a homofobia. E hoje também denuncia a situação política e econômica no Brasil, que descreve como "caótica". Depois de Nova York, entre o fim de maio e julho, fará shows em Barcelona, Porto, Roterdã e Roskilde.

Nenhum comentário: