quinta-feira, maio 25, 2017

JORNALISMO: Bom texto X Bom Salário!

Resultado de imaxes para jornalismo pobreza
Fechei a cota de 500 cópias de currículos entregues a diversos jornais e outras empresas do ramo da comunicação e... Zero respostas! Passei a não entregar mais currículos e apenas então me comunicar a anúncios de vagas disponíveis... Zero respostas! Passei a ler novamente a mídia local a descobrir o que ocorria, pois, seguia publicando matérias e artigos de forma independente, e sim, eis que descobri.

A chave para o êxito, é não usar mais de termos e frases bem elaboradas, muito menos de textos bem escritos. Ser chulo e superficial, pois este era o nível do que li na mídia brasileira no último mês. Por fim me vi preparado. Comecei a publicar textos de nível duvidoso e qualidade execrável... Pimba! Ex-amiguinhos de faculdade me teceram elogios e repercutiram minhas matérias. Foi difícil, estudar um mês para me tornar um jornalista nível bosta, padrão, midiático, convencional.

Tanto esforço para... A não mais de 5 textos produzidos ver minha qualidade textual e jornalística subirem gradualmente e de forma inconsciente. Os acessos a meus textos também foram subindo ao passo que voltei a escrever coisas decentes. Mas não o suficiente para gerar renda para pagar as contas. Então a encruzilhada que lhe atravessa o caminho. Ser uma badalhoca e ganhar uma vaga num veiculo padrão e assim lograr pagar as contas, ou, seguir ético e com qualidade em minha produção textual?

Maldição! Amaldiçoo veementemente(segura o caco-fonema) esta maldita aptidão  amaldiçoada do bem escrever. Não serei mais o repórter a receber abaixo do piso da categoria. 

Respostas de veras taxativas não possuo para esta tragédia concerne do jornalismo atual. Mas penso seriamente em ir a padaria mostrar ao dono um artigo meu e pedir um sandwiche em troca. 

Quando vejo que meu escrever tem mais acessos que um caderno inteiro do Diário Catarinense me sinto impactado. Acabo por perceber que nossa sociedade valoriza o status e não o conteúdo. Mas de que serve para um jornalista escrever incrivelmente bem? De que serve se não tens olerite com 4 dígitos, perguntarão? ABSOLUTAMENTE DE NADA!

Nenhum comentário: