segunda-feira, maio 01, 2017

Meninas-Meninos: A androgenia no POP chinês causa furor!


Elas cantam como homens e se definem como uma boyband. As meninas-meninos são um fenômeno no mundo pop chinês com mais de 1 milhão de seguidores no Weibo, a rede social mais popular da China continental.

Diacronicamente a banda busca firmar-se em um campo pouco visto após a Revolução Cultural de Mao Tse Tung, a androgenia. Acrush é o nome da "boyband" (grupo de vários meninos) que nasceu e está tendo sucesso na China. Mas esta banda tem uma peculiaridade: seus componentes são meninas. Eles estão vestidos como meninos e usar o cabelo curto. Sua juventude (mal exceder vinte anos) pode fazê-los passar por caras. Mas os fãs não se importam. 

A banda ainda não produziu qualquer vídeo e já tem quase um milhão de seguidores no Weibo, rede social de liderança da China, ou seja, quase tantos como Katy Perry. Zhou Xiobai, gerente do grupo, explica que  o grupo defende a "liberdade". Foi o próprio Zhou, que por quase um ano excursionou pela China para encontrar candidatos para o grupo. Depois de uma intensa busca em audições pelo empresário os membros da Acrush são Keran Lu, Peng Xichen, Lin Fan, Junqian Um Junxi e Min. Quase  Já tem um milhão de seguidores no Weibo. Seu primeiro single, Ação, foi lançado em 28 de abril de 2017.

A maioria dos fãs do grupo são meninas. O grupo evita referências de gênero quando falam. Aplicam-se a elas mesmas o termo "meishaonian" que para os chineses se traduz como "novidade bonita" (termo que em chinês não tem gênero). As integrantes não fazem qualquer referência à orientação sexual. Na China, a existência de mulheres vestidas de homens tornou-se moda ultimamente e cada tem sido mais aceita nos últimos anos.





Nenhum comentário: