terça-feira, maio 30, 2017

Mais um primeiro-damo na Europa?

Resultado de imaxes para Leo Varadkar
Leo Varadkar, ministro de proteção social do país europeu, é o favorito nas pesquisas para substituir o atual premiê, Enda Kenny, que renunciou no último dia 17 mas continuará no cargo até a escolha de seu sucessor. Aos 38 anos, Varadkar conquistará ainda outros dois feitos se realmente vencer o pleito: será o primeiro-ministro irlandês mais jovem da história e também o primeiro de origem asiática, já que seu pai nasceu na Índia. 

Sendo membro do partido conservador democristiano, Varadkar, no dia 18 de Janeiro de 2015 fez pública sua homosexualidad en un programa de radio da RTE. A Irlanda, aonde a homossexualidade foi descriminalizada há apenas 24 anos, poderá eleger um primeiro-ministro gay na próxima sexta-feira. Seu marido, o também médico Matt Barrett, pode ser quem esteja preocupado com a possibilidade, já que não gosta de muita exposição pública dizem tablóides.

O Estado moderno irlandês foi fundado em 1922 como o Estado Livre Irlandês, um domínio dentro do Império Britânico, na sequência do Tratado Anglo-Irlandês que pôs fim à Guerra de Independência da Irlanda. A Irlanda se tornou o primeiro país do mundo a aprovar em um referendo o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Com todas as urnas do referendo apuradas, o "sim" atingiu 62% dos votos, com 38% para o "não".

Nenhum comentário: