domingo, abril 30, 2017

Belchior: Morre o rei da música de protesto e sociológica do Brasil

Resultado de imaxes para belchior
Um dos compositores mais emblemáticos dos anos 1970, Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes nasceu em 1946 em Sobral, no Ceará, onde trabalhou em rádio e bebeu direto na fonte do repente, influência sentida em suas letras céleres.
Em 1972, foi descoberto por Elis Regina, ao lançar “Mucuripe”, canção sua com o amigo. A cantora se ficaria ainda mais próxima de Belchior ao regravar “Como Nossos Pais” e “Velha Roupa Colorida”, lançadas no disco mais célebre do autor.

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, conhecido simplesmente como Belchior. Nascido em Sobral, em 26 de outubro de 1946, veio a falecer em Santa Cruz do Sul, em 29 de abril de 2017, foi um cantor e compositor brasileiro. Foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional, em meados da década de 1970.

Em 2009 a Rede Globo noticiou um suposto desaparecimento do cantor. Segundo a emissora, o cantor havia sido visto pela última vez em abril de 2009, ao participar de um show do cantor tropicalista baiano Tom Zé, realizado em Brasília. Turistas brasileiros afirmam terem-no encontrado no Uruguai em julho do mesmo ano. 

As suspeitas foram confirmadas quando Belchior foi encontrado no Uruguai, de onde concedeu entrevista para o programa Fantástico, da Rede Globo. Na entrevista, o cantor revelou não haver desaparecido e estar preparando, além de um disco de canções inéditas, o lançamento de todas as suas canções também em espanhol.

No ano de 2012 ele novamente desapareceu, juntamente com a sua mulher, de um hotel 4 estrelas na cidade de Artigas, no Uruguai. Deixou para trás uma dívida de diárias e pertences pessoais. Ao ser identificado passeando por Porto Alegre afirmou que as noticias sobre a dívida no Uruguai não seriam verdadeiras.

Nenhum comentário: