sexta-feira, abril 14, 2017

Alerta: Brasil registra primeira morte devido ao jogo "Baleia Azul"


Ela foi encontrada sem vida no estado do Mato Grosso do Sul. De acordo com o site 'Cenário MT', o corpo da jovem foi encontrado na manhã desta terça-feira, 11, já sem vida. A principal suspeita é que a menor de idade tenha participado do polêmico jogo da "Baleia Azul". 

O jogo, que já fez mortes em todo o mundo, chegou recentemente ao Brasil. Na Rússia, por exemplo, no último ano, pelo menos 130 pessoas faleceram por conta da brincadeira. Ela consiste em fazer vários desafios. O último deles seria que o jovem retire a própria vida. O anterior é fazer um desenho de uma baleia azul no braço, daí o nome da brincadeira, que não é nada divertida, mas sim bastante perigosa.

Em dias anteriores a jovem matrogrossense que participava do jogo, e que já estava se automutilando, pulou em uma represa de grande profundidade. O caso aconteceu na terça-feira (11) no bairro Inconfidentes, região central de Vila Rica, próximo a Cuiabá. Para investigar o caso, o delegado André Rigonato está periciando o celular da menina e rastreando todos os membros do grupo do qual a vítima fazia parte. A intenção é esclarecer se houve crime de induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio. "Preliminarmente será analisado o jogo virtual citado e quem induziu ou instigou o suicídio, ou se foi uma deliberação da própria vítima", explicou.

Adolescentes entram em um grupo onde são expostos e propostos pelos líderes 50 desafios postados todos os dias as 4:20h. No início, as tarefas são simples, como por exemplo desenhar algo ou passar noites em claro ouvindo músicas depressivas, mas depois os desafios vão aumentando e ficando cada vez mais perigosos, e podem obrigar os participantes a fazerem tatuagens utilizando facas.

Durante as tarefas os adolescentes podem ser estimulados a insultar os pais ou se mutilar. O último desafio é visto como o mais perigoso. Isso porque o participante precisa atentar contra a própria vida.

Sinais no comportamento de jovens que devem ser observados:

. Alterações significativas na personalidade ou nos hábitos;
. Comportamento ansioso, deprimido ou agitado;
. Queda no rendimento escolar;
. Perda ou ganho repentinos de peso;
. Mudança no padrão de sono;
. Tristeza, irritação e acessos de raiva combinados
. Comentários auto-depreciativos ou desesperançosos em relação ao futuro;
. Demonstração clara ou velada do desejo de pôr fim à vida.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito triste ver esse absurdo acontecer com nossos jovens. Vamos ficar atentos dar bons conselhos e vigia Los. Eu como mãe e docente estou fazendo minha parte observando-os