segunda-feira, agosto 04, 2008

O final antes do fim

Fernando Schweitzer, Florianópolis-SC - Ator Não-Global, Diretor Teatral, Cantor, Escritor e Jornalista


Realmente era verdade. A parceria que a Record fecha com a mexicana Televisa prevê uma sociedade entre elas em novelas que vierem a ser produzidas. Record e Televisa dividirão ao meio os custos de produção das novelas a serem gravadas no Brasil com texto mexicano.

O pesar desta parceria não é se usar um texto adaptado de um outro internacional, mesmo porque 70% das produções teatrais no país e de grande respaldo de patrocinadores vão do chatíssimo e tradicional Sheakspear, Ibsen, Servantes, Stânislavisk, Grotovisk e afins. O que preocupa é a opção de abertura do novo horário de novelas da Record é refazer um texto já exibido em 3 versões no país.

De acordo com a coluna Outro Canal, os primeiros recursos que a Record faturar irão para a Televisa cobrir seu investimento. Depois, serão descontados os custos comerciais, financeiros e impostos. O que sobrar será dividido entre as duas emissoras.
A parceria deverá durar pelo menos 1 ano, com possibilidade de renovação até três. O contrato também deverá prever o direito da Record romper o acordo caso as novelas não atinjam no mínimo 12 pontos na Grande São Paulo.

A Record pretende produzir um único texto do acervo da Televisa por vez. O primeira da lista, conforme já anunciado, é Betty, a Feia, original colombiano já exibido no Brasil pela RedeTV! Vale lembrar que o texto que será produzido é do remake que a Televisa já fez, intitulada La Fea Más Bella. Que é um tanto ruim se comparado ao original.

Existe alguma diferença entre nossas emissoras?


As diferenças do acordo da Televisa com o SBT, são que Record quer total autonomia para escolher e adaptar os textos, escalar elenco e definir linhas artísticas e padrões de qualidade. Betty, a Feia deverá ser ambientada no Rio de Janeiro.

Enquanto uma refaz outra re-reproduz com exito a trama da extinta Manchete. Nesta quinta (31/07), “Pantanal” registrou ótimos índices de audiência para o SBT e conquistou vice-liderança isolada. Pantanal tem derrubado a inédita Chamas da Vida que contou com cenas dignas de Hollywood, Bollywood e similares. Entrando no ar das 22h20 às 23h37, a novela registrou média de 16 pontos e alcançou pico de 21 pontos, e ainda conquistou a liderança durante 5 minutos (de 23h19 às 23h24). No mesmo horário, a primeira colocada marcou 25 pontos e a terceira, 13.

O final antes do fim

Enquanto a Globo relança sua novela das 8 em sinal de pleno desespero pelos índices não habituais da mesma. O desfecho da trama principal segundo o autor, lançará uma nova novela dentro da novela. Pois com meta de 45, mas com média de 37 até então, em meio a essa briga por Ibope das paulistas, que é assistida pela poderosa já com certa cautela, pois com Pantanal o SBT subiu e a Record pouco caiu. O resultante é um nivelamento maior entre as 3 grandes brasileiras. Ressurge ele que tanto na Record como ao migrar para o SBT peitou e venceu a Rede Globo em várias ocasiões! Uma das atrações será o Resolvendo no Ringue, onde duas pessoas irão solucionar seus conflitos no tapa, em cima de um ringue cheio de gel. Pra variar nossa TV com " grandes inovações". Na verdade muito mais do mesmo, ou é impressão minha?

Em um momento de pequena reação do SBT em horários esporádicos fazer um balanço mais amplo é necessário. A Record subiu e Globo caiu no Ibope nos últimos tempos. Num comparativo divulgado pela Folha Online a Record fechou o último mês de julho com audiência média de oito pontos no Ibope da Grande São Paulo. Esse número representa um crescimento de 11% quando comparado a julho de 2007, sendo que cada ponto no Ibope equivale a cerca de 55,5 mil domicílios na Grande São Paulo. Se comparados os mesmos períodos, a Globo caiu 15% e o SBT manteve a mesma audiência. A Band também caiu, 14%, e a Rede TV! teve queda de 3%. Comparando os meses de janeiro a julho deste ano com o mesmo período em 2007, a audiência da Record cresceu 24%, com média de nove pontos. No mesmo período, a Globo caiu 9%, o SBT, 7%. Já a Band teve crescimento de 11%. A Rede TV! também cresceu: 3%.

Ai meu senhor do Bonfim, e ainda temos que mudar para os canais a Cabo para ver as reprises dos filmes mais chatos da temporada. E as temporadas passados dos seriados menos criativas e de maior audiência da década perdida. Quanto opção não é Dona Televisão.

Nenhum comentário: