domingo, agosto 31, 2008

Custe o Que Custar!

Fernando Schweitzer, Florianópolis-SC - Ator Não-Global, Diretor Teatral, Cantor, Escritor e Jornalista


Não, não estaria eu fazendo uma abordagem crônica saudosista sobre os anos 80. Embora poucos se recordem, "Custe o que Custar" este foi o primeiro sucesso de Rosana antes de gravar a canção que Celine Dion gravara anos antes sem grande êxito para o público tupiniquim, mas que na voz da diva Rosana chegou a ficar mais de 40 semanas na ponteira das parados do Globo de Ouro, intitulada "O Amor e o Poder".

Mas hoje como um bom país sem passado que somos Rosana é chamada de brega, apesar de excepcional cantora e ser exímia pianista, Celine Dion virou diva apesar de cantar as mesmas coisas clichês de décadas atrás, e nessa maré de sinalização das artes e de seus profissionais poderíamos citar, testes do sofás para entrar-se em elencos de novelas, suas trilhas cada vez mais comercialóides e vulgarizadas, temos até o crime de termos Patrícia Pillar e Claudia Raia como dupla sertaneja. Ufa, respiro e digo: Que medo!

Na republica das bananas cada vez vemos mais e mais retrocessos e uma nota da Folha de 31/08/2008, à coluna Zapping da Fabíola Reipert me deixou de cabelo em pé por suas entrelinhas.

Políticos se irritam com "CQC", da Band

Depois que o rosto de Danilo Gentili ficou manjado na TV, a Band colocou Warley Santana no papel de "repórter inexperiente", que faz os entrevistados pagarem mico. Warley entrevistou 14 políticos. Ele inventa que é do programa "In Foco", da Rede 21, que não existe. Políticos que foram entrevistados estão revoltados com o "CQC". Estão ameaçando processar a Band.

Como assim fazer entrevistas agora é agressão? Seres humanos que margeam as proximidades do meu ser o que está havendo nesta nação? Seria a volta do DOI-Codi ( Destacamento de Operações e Informações e ao Centro de Operações de Defesa Interna ) que atuava como centro de investigação e repressão do governo militar voltando a ativa, a próxima manchete?

O quadro novo é tão perfeito que 14 políticos caíram, não que políticos sejam dos seres mais aptos a reconhecer uma mentira. Pois a cada CPI ao serem entrevistados respondem veementemente que de nada sabiam ou desconfiavam. Quem bom que temos ainda treze oportunidades de verificar esse belo trabalho do CQC, formato importado de "los hermanos" de ouro, que com forte elenco mostra que apenas importar formatos não basta. A realidade está posta, descobriremos muito nestas entrevistas dos costumes de gabinetes e como muita coisa funciona e se finge não ver.

O momento épico desta entrevista ao Dep. Sandro Mabel foi ao ar em 25/08/08 pela BAND, onde como anunciado pelos apresentadores como a "Arma Secreta do CQC", Warley Santana realmente foi uma surpresa como o 8ª elemento do semanal. Quando o apresentador diz: "Você não pode deixar de assistir esse quadro para que você não fique sem assunto amanhã".

Ao pretexto de ser além de Repórter um Assessor de Imagem Warley convence o deputado a tomar certas posturas na entrevista, como: fingir estar ocupado e assim falsear uma entrevista surpresa ao gabinete e sem nada combinado. Chega a ser sublime a gravação da entrada no gabinete onde o repórter indaga o assessor do deputado: "Este é o programa Em Foco, estamos aqui invadindo o gabinete do deputado... Olá, o deputado está muito ocupado?" E adivinhem o que o assessor responde? "Um pouco ocupado". E para piorar o deputado a pedido do suposto programa finge estar no telefone e fingindo não saber da existência da entrevista.

Quer dizer que se for pra cultivar a imagem pública tudo bom, pode se entrevistar. Se é pra falar ou mostrar a realidade é cabível de processo. É fabulosa esta idéia de com autorização do próprio político em algum âmbito, se possa desmarcará-los. O Programa CQC tem a cada dia se renovado dentro da fórmula, sem fugir dela, que por várias regras impostas pelos produtores e criadores do formato Argentino. E graças a este cuidado para que não se perca a idéia original que as versões estrangeiras do programa (Argentina(original), Chile, Espanha e Itália) já receberam ao todo sete indicações ao International Emmy Awards, e ainda é exibido em quase 10 outros países.

Ao se pensar seja por o "Custe o que Custar" como é nominado aqui ou em sei original "Caiga Quien Caiga"( Caia Quem Caia ), custe o que custar muita gente ainda vai cair nas peripécias dos nossos homens de preto em versão brasileira. Para tristeza de alguns mas também pra felicidade de muitos telespectadores que aguardam ansiosos as segundas feiras por este a entrar no ar.

Veja a estreia do quadro aqui: http://br.youtube.com/watch?v=0JKVFK7jXgE

Nenhum comentário: