segunda-feira, agosto 25, 2008

Luz, câmera, teste do sofá em ação!

Fernando Schweitzer, Florianópolis-SC - Ator Não-Global, Diretor Teatral, Cantor, Escritor e Jornalista

Para quem tenta justificar as quedas nos índices Globais e ainda mais no seu ex-porto-seguro as novelas é que me dirijo. O que acontece na dramaturgia atual? A Record ameaça com uma ficção científica tupiniquim, o SBT ameaça com a re-re-reexibição de Pantanal. Onde está o dito país das novelas, que também pelos defensores do indefensável o proclamam a décadas o país do futebol? Se ser o país das novelas é aplaudir falsos artistas que a única arte que praticam é aquela do léxico da minha avó: "Você fez arte ein? Vai já pro castigo!". Meus caros o castigo é nosso, ter de engolir testes do sofá ou qualquer nome que queiram dar.

Divas do passado e do presente: Quanta diferença!

A Coluna "Revista da TV" de Patrícia Kogut, do Jornal o Globo, só não força mais a barra pra não ultrapassar o cúmulo do ridículo. Quando cita:

Ela se despede de Maíra com o sentimento de missão cumprida. E agradecendo ao autor da história, João Emanuel Carneiro.

— Foi um presente. João não deixou passar despercebida a presença dela. Sou muito grata a ele e ao Ricardo (Waddington, diretor). Tanto pela Maíra quanto por eles terem me liberado para fazer a novela da Glória Perez, "Caminho das Índias" — finaliza a atriz.

Primeiro para crer em tal nota precisaríamos viver em um mundo surreal, desinformado e alheio a realidade. Alguém que não é formado e quando raramente o é em uma novela geralmente faz parte da velha guarda, ou de alguma das pseudo-faculdades de teatro do país. As pessoas deveriam saber que curso de Artes Cênicas, não é teatro, forma apenas vomitadores de teoria crítica teatral ora da realidade técnica de interpretação no palco. Pois até mesmo um semi-analfabeto que ler repetidamente Stânislavisk poderá repetir suas teses, mesmo sem entende-las ou pratica-los.

Cada uma declara o que pode

Agora alguém me diga sem usar "dopping" como alguém que faz inúmeros trabalhos ditos de atriz podem fazê-los repetindo timbre vocal, repetindo expressão corpórea e repetindo sotaque. Num país preconceituoso, segregacionista e multi-étnico cultural, onde só a região nordeste tem 5 dialétos característicos alguém conceber que uma atriz possa repetir sotaques em dois trabalhos seguidos?

Como disse Débora Block no prêmio contigo ultimo: "Eu nunca dei para diretor nenhum. Vai ver é por isso que minha carreira no cinema não decolou".

A profissão continua a mesma, mas os testes quanta diferença

Será que é só no cinema ein Débora. O que vemos hoje no meu da dramaturgia, ou dita como tal. A cópia de algo que se criou no cinema americano nas décadas de 60 e 70 e aos poucos foi o vulgarizando e consequentemente baixando seu nível ao discorrer dos anos. O mesmo ocorre com nosso patrimônio televisivo. Desde a entrada da Rede Globo no mercado de novelas, primeiro copiando a programação da TV Excelsior e novelas da TV Tupi, o número de atores com propriedade para tal designação tem diminuido. Há ultima década mais descaradamente! É só avaliar a qualidade de elenco de uma trama com seu "Remake". Compare o elenco de Ciranda de Pedra na primeira e na atual versão.

Não sei o que deixa-se mais perpléxo um ser: Os que fazem parte da mídia que por muitas vezes negam o teste do sofá em detrimento aos profissionais capacitados e formados para tal; ou os que nem fazem parte da mídia mas têm o discurso de manipulado midiático e também finge este fato não existir?

Antes que alguém pergunte quem sou eu, já de antemão respondo: Sou um feio, pobre, sem fama e ainda sincero. Tudo que não faz sucesso no país do futebol, do carnaval e das novelas. Abraços Débora, que bom que alguém em sua posição não tem falar verdades... Que raro!



Nenhum comentário: