segunda-feira, agosto 11, 2008

Floripa ou Desterro?


Fernando Schweitzer, Florianópolis-SC - Ator Não-Global, Diretor Teatral, Cantor, Escritor e Jornalista

Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina e uma das três ilhas-capitais do Brasil. Originalmente denominada Nossa Senhora do Desterro, em alusão à sua padroeira, ou simplesmente Desterro, seu nome foi alterado ao fim da Revolução Federalista, em 1894, em homenagem ao então presidente da República Floriano Peixoto. Deste nome deriva o apelido Floripa, pelo qual a cidade é amplamente conhecida.

Diz a sabedoria popular que recordar é viver. A mim não parece tao sábia essa colocação, pois ninguém vive de passado a não ser os museus. É óbvio que devemos conhecer sobre nosso passado para que compreendamos o presente.

Talvez esse seja o problema maior de nossa querida Floripa, além de pela primeira vez em sua história enfrentar problemas de cidades grande. Criminalidade em alta, ainda com estigmas eleitorais baseados no coronelismo e com a sua maior defesa contra as críticas recebidas o chavão: "Então volta pra tua terra!"

Nos índices de criminalidades já crescemos, na taxa de de desemprego, no número de residências sem tratamento de esgoto, aumentamos o número de praias impróprias para banho, e tudo isso sem desenvolvimento econômico para a média geral da população.

E me dirão os eufemistas sem motivo, de retórica repetida como única defesa e fuga fulgáz da autocrítica que se no Brasil é desuso em Floripa, em defesa a "tão amada ilha da magia" apenas dirão aos críticos de suas torpes mazelas: "Então volta pra tua terra".

Independente de qual a sua crença, sua classe social, seu estilo pessoal e seu estigma social se desejas que A Ilha da Magia, não passe a ser chamada a ilha da magia negra. Reze muito para que as pessoas da Vila de Desterro passem a ter mais auto-crítica, pois a situação está pra lá de critica graças a nossa população acrítica. Ou apenas peça aos céus e a Iemanjá para que você não seja assaltada no vilarejo de melhor qualidade de vida do país e que não passa de uma cidadela de interior localizada geograficamente na capital.

Nenhum comentário: