segunda-feira, julho 28, 2008

O Primeiro Jornal não é de Papel

Fernando Schweitzer, Florianópolis-SC - Ator Não-Global, Diretor Teatral, Cantor, Escritor e Jornalista


Hoje estamos em um período da evolução humana e por conseqüência no jornalismo também está mudando. Acordamos com uma gama de informações por vásrias mídias: rádio, TV, internet enfim. Mas na TV hoje não somos mais monocordes, todas as redes hoje têm um seu primeiro jornal.

Em um momento em que o inconstante SBT busca através de Daniela Beiruty, filha do patrão, que recém assumiu o comando da emissora e tem agora a missão de recuperá-la no ranking das emissoras, levando o canal de seu pai de volta à segunda colocação. Espra-se um maior investimento da hoje 3ªcolocada no ibope, mas que por décadas fora a 2ª.

Pelo lado carioca, a poderosa vê-se também em um momento ímpar, exemplo disso é o programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga na Globo, teve na segunda-feira, 21/07, sua segunda pior média histórica: 4,9 pontos no Ibope, informações dadas pela coluna Zapping do jornal Agora.

Hoje a guerra entre as principais emissoras da TV aberta pela audiência não fica restrita ao horário nobre. Nesse mês de julho, as manhãs também têm sido bastante disputadas. A TV Globo e a Record têm oscilado entre 7 e 8 pontos de média.

A Record têm tido exitos consecutivos em suas manhã como a manhã de quinta-feira, desta semana, onde a emissora ganhou a disputa. Em concorrência direta com o "Mais você", programa de Ana Maria Braga, o "Fala Brasil", telejornal apresentado por Marcos Hummel e Luciana Liviero, ficou em primeiro lugar com 9 pontos de média. Ana Maria, mesmo com uma entrevista exclusiva com o ator Reynaldo Gianecchini, internado em uma clínica no Rio, amargou o segundo lugar, com 7 pontos.

O pior é que o programa de Ana Maria ainda empatou com o SBT, que exibe o "Bom e Cia". A emissora de Sílvio Santos também registrou 7 pontos de média.

Ana Maria é excelente profissional, mas parece que não tem mais o que de novidade nela, a fórmula cansou. Fala Brasil inpressionantemente é o último jornal da manhã em TV aberta, exceto cidades onde existe Record News. E é líder sem ser da Globo, o que impressiona mais ainda. É realmente a qualidade vencendo o status, finalmente. O frescor do Fala se dá pela excepcional apresentação e pela interação ao vivo sobre as notícias que repercutem no dia.

Em especial a Luciana Liviero têm se mostrado em perfeita atuação como âncora do Fala Brasil. Algo raro ser desempenhado no país por uma mulher. Enquanto o SBT amarga em seu primeiro jornal, que é gravado nas madrugadas do mesmo dia e o Mais Você tenta adentrar no jornalismo, com matérias em estilo grande reportagem.

Tomamos hoje o café com o jornal nos olhos não mais com as mãos.

Nenhum comentário: