terça-feira, julho 15, 2008

A Guerra Santa chega ao Desterro

Fernando Schweitzer, Florianópolis-SC - Ator Não-Global, Diretor Teatral, Cantor, Escritor e Jornalista


Florianópolis - Santa Catarina - Brasil. Não, não é um encarte turístico. Falando diretamente da província da magia "Nossa Senhora do Desterro", vulgo Florianópolis, como correspondente direto do mais recente capítulo da Guerra Santa que se tem notícias na atualidade.

Judeus, Católicos e Protestantes... SBT, Globo e Record... Essa guerra chegou a Florianópolis. Após o episódio ocorrido no início do ano quando o SBT perdeu sua repetidora "Rede SC", hoje RIC Record, para seu antes tímido rival no estado ao menos na programação local. O mercado de emissoras teve uma grande reviravolta que a décadas não ocorria na pacata capital catarinense.


Holocausto Midiático

Doravante a cabeça de telespectador leigo se viu em polvorosa. O canal 4, antes SBT a partir da zero hora do dia primeiro de fevereiro de 2008, RIC Record. Uma jogada da rede paranaense RIC apoiada pela Record, a incorporação da Rede SC pela RIC pegou o SBT de calças curtas! O Canal 6 antes Record, viraria Record News, a grande Florianópolis e outras regiões que antes recebiam a Record, seriam a primeira região do país a ter dentre as sintonias VHF a Record News. Essa que hoje figura como terceira colocada no estado.


O novo estado de Israel

Além de para muitos o SBT, que em alguns dias em acordo com a TV Planalto de Lages voltaria a cena nas demais regiões, exceto a grande Florianópolis. A RBS maior retransmissora afiliada à Rede Globo do país, pensou se beneficiar com a saída do SBT a cena, o que de fato ocorreria pois a Record News tem um conteúdo específico e não misto como as demais grades. A Record hoje passa a ter quase o ibope antes somado de SBT e Record, Record News tem um volume assustador se comparado a demais estados, a RBS tem apenas um forte rival e por mais incrível que pareça se vê com um forte rival ao invés de dois rivais medianos.

Duas coisas essa semana me chocaram e fizeram essa tríade inicial minha dar um princípio de nexo e factualidade ao que acabo de escrever. Além das chatíssimas e incessantes propaganda do "Jornal do Almoço" - RBSTV/Globo, onde populares afirma entre outras frases: "É minha fonte de informação segura!"; "É o único jornal que eu assisto". O desespero do inabalável Jornal do Almoço, que é feito nos moldes do sinônimo jornal da RBS gaúcha, líder a décadas em ambos estados é óbvio.

Outro susto foi ver ícones impolutos do SBT como: Hebe, Augusto Liberato e outros, em uma propaganda inusitada nas ruas e focos raros diga-se de passagem de grande fluxo da capital. Eram um tipo de banner super luminoso puxado por carros ou caminhonetes, com esses ícones e a chamada: "O SBT agora é 45!"

A Guerra Santa midiática esboça esquentar o inverno gélido catarinense, pelo menos no ibope. Esperemos que os "Ventos Sul" tão tradicionais na região impulsionem o mercado da comunicação catarinense que sempre se resumira a um anexo do Rio Grande do Sul. Saudações a mídia de "Nossa Senhora do Desterro" e seus telespectadores.

Nenhum comentário: