segunda-feira, junho 09, 2008

Um Domingo que vai "A cada lado" do FAM

Nando Schweitzer, Florianópolis-SC - Ator Não-Global, Diretor Teatral, Cantor, Escritor e Jornalista


A película do diretor Hugo Grosso, A cada lado, sobre um fotógrafo da Argentina e que documenta a construção de uma ponte que liga Vitória a Rosário. O trabalho vai mudar a sua vida e tocar a vida dos outros. O filme busca retratar uma Argentina de pessoas reais, destas que povoam nossas vidas.

A mescla de ficção e documentário, trazem uma verossimilhança impar as personagens. As inserções de cenas da inauguração da ponte e construção passa um ar documental que vai se entrelaçando ao enredo.

A cada lado, é talvez por isso um filme um tanto óbvio e lendo. Não desagrada, mas também não encanta. Hora faz rir, em raros momentos, e esboça reflexões. Mas o filme se perde numa narrativa pobre, onde não se consegue chegar a um norte dramatúrgico. A aparência de colagem de pequenas história do engajado diretor são o próprio calcanhar de aquiles de "A cada lado".

Assista entrevista com Hugo Grosso

A Mostra de Curtas Mercosul trouxe:
- Café com Leite - Daniel Ribeiro – 18'10" – Ficção - SP
- Espalhadas pelo Ar - Vera Egito – 15' – Ficção - SP
- A Maldita - Tetê Mattos – 20' – Documentário – RJ

O destaque fica para o provocativo "A Maldita", que desde o título o faz merecedor de aplausos. Em 1982 entra no ar, em Niterói, a Rádio Fluminense FM, que dá título ao documentário, ousadia e criatividade, rompe com os padronizados mercados de música estrangeira e dá início a chamada geração Rock 80.

Ver programação do FAM no site:
http://www.fam2008.com.br/index.asp
Ver crítica sobre os filmes do FAM diariamente aqui ou no sítio:
http://www.correiodailha.com.br/lerartigo.php?id=1357&idcolunista=6

Nenhum comentário: