segunda-feira, junho 16, 2008

Recordar é Viver, né tio Sílvio!?

Fernando Schweitzer, Florianópolis-SC - Ator Não-Global, Diretor Teatral, Cantor, Escritor e Jornalista

Recordar é viver, creio que esse seja o mote hoje de Senior Abravanél, proprietário do canal 4 de São Paulo. Da absurda reciclagem do Programa Sílvio Santos, àquele do “Quem quer dinheiro”, que até fez crescer por duas semanas o cálido ibope do SBT nesta fase atual.

Mas pra “variar” o patrão como era comumente chamado pelos seus jurados do Show de Calouros, vide década de 80 à 90, com suas “campanhas publicitárias! revolucionárias, trouxe-nos mais uma piada de seu arsenal. Depois de: “A concorrência vai tremer”, só se for de rir. Temos a “Arma Secreta”.

O que seria essa tal arma secreta? Seria algo como o Show do Milhão, que tinha como merchandising: “Os 28 dias estão chegando”. E ninguém tinha a menor noção de que vinte oito sias Seu Sílvio estava falando. O ícone mór da TV brasileira, creio estar um tanto quanto gagá. Nesta ocasião, a média dia do SBT era de 12 pontos, hoje 5. Em suma, é menos credibilidade e menos pessoas que poderiam repercutir tais campanhas de divulgação alternativa. Sendo que se fala de tudo nela, menos do programa a ser lançado.

A mulher onça, que hoje é Global

Quem não leu nenhum dos milhares de blogs sobre TV, nem colunas especializadas como a Zapping ou Outro Canal, deve ter ficado em choque, no mínimo teve uma grande surpresa. Sem anúncio prévio da mesma, o SBT começa a re-exibir a novela “Pantanal”, grande clássico da TV Manchete, reprisada duas vezes pela a emissora. Lembrando que a TV Manchete, fechou as portas exibindo a trama de Benedito Ruy Barbosa. Barbosa que na época era da poderosa, mas só escrevia para o horário das 6, e teve na ousada Manchete a oportunidade de estréia no horário nobre.

A lendária Pantanal, que batia a Rede Globo com assustadores 40 pontos, contra 20 da vênus platinada, foi o maior susto até hoje que sofrera a emissora dos Marinho.

Ousadia antes que tardia

Em um momento de crise é difícil se ousar, mas também não é preciso apelar. A falta de um mínimo de audácia que antes sobrara ao Complexo Anhangüera, hoje lhe falta. Mas a surpresa foi que mesmo desacreditado o velho patrão acertou, em termos. A média no horário de 3 saltou para 7 pontos na estréia da arma secreta, no segundo dia passou a 10 com picos de 12. A Record que festejava seus 20 pontos no horário nobre contra à sua arqui-rival arregalou os olhos.
Fora por hora só um alarme falso, a semana de estréia, seria re-re-re-re-estréia de Pantanal fechou em 8 pontos. Em meio a polêmicas devida a ações movidas por atores hoje Globais novamente, e que a época na geladeira viram na Manchete a chance de reergueram as carreiras do ostracismo, para que não seja exibida Pantanal.
A Globo hoje amarga a sua pior média em uma trama das 8 da história, cercada por dois fantasmas no mesmo horário, um do passada e outro do presente. Cercada pela extremamente criticada pela mídia, principalmente veículos ligados as organizações Globo, Os Mutantes. Que virou tema até do blog de Zeca Camargo: “Vi na internet notícias “alarmantes” de que “A favorita” havia estreado com uma das piores médias de audiência para aquele horário. Para mim, fã incondicional de novelas – e particularmente fã do trabalho de João Emanuel -, essa informação só tinha atiçado minha curiosidade. O que estava acontecendo? O que estava “roubando” essa audiência potencial da nova novela? Por que o público estava se comportando dessa maneira? Será que a trama de “A favorita” não estava sedutora o suficiente? Na sexta-feira, então, durante um intervalo de “A favorita”, eu zapeei para “Os mutantes”...” – questiona em seu Blog. E por outro de Pantanal, a mesma que ao revelar Cristiana Oliveira, hoje no Projac, fez a concorrência Global tremer.

Recordar é viver

Reprises definitivamente hoje são um filão de mercado, meio a crise velada da economia brasileira, que sobe juros e cresce 2 a 3% ano, enquanto a Argentina e Venezuela crescem quase 10%. Até aí tudo bem. A TV a Cabo vive de 70% de sua “caríssima e requintada programação” com reprises. Algumas reprises da Globo no Vale a Pena Dormir de Novo, mais assistidas que a eterna Malhação, e até mesmo que sua primeira faixa de novelas. Globo News e Record News, eu recomendo que sejam assistidas de três em três dias, para que você não decore o que será dito nas reportagens.

Mas se a maior audiência da linha de shows da ainda líder, é a recauchutagem de A Grande Família e Os Normais voltará logo a grade pra salvar as sextas-feiras que vexaminosamente tem perdido para o Câmera Reprise Record a meses. Porque Sílvio Santos não poderia reprisar Pantanal? Creio que ao menos deve fazer mais tempo que passou Pantanal pelo ultima vez que Cabocla, o retorno, também de Benedicto.

Recordar é Viver, e viva a falta de criatividade na TV.

Um comentário:

L. M. de Souza disse...

ainda não entendo prq a globo fica nessas brigas estúpidas com o sbt. a globo vai ser sempre a primeira. só que a record já tomou o segundo lugar do sbt faz tempo, só o homem do baú que não viu isso ainda.