quinta-feira, junho 12, 2008

Simples Mortais, ou complicados mortais?

Nando Schweitzer, Florianópolis-SC - Ator Não-Global, Diretor Teatral, Cantor, Escritor e Jornalista



Cenas de Simples Mortais

Esta 4ª foi de tirar o fôlego no FAM. Em seu 5ª dia de intensa programação tivemos apesar de uma má programação quanto a temáticas dos curtas, a melhor seqüência de curtas no conjunto de todas as noites.

Os Filmes da Mostra de Curtas Mercosul (Competitiva), foram:
- Dez Centavos - Cesar Fernando de Oliveira – 19' – Ficção - BA
- Bem Vigiado - Santiago Dellape - 13'50" – Ficção - DF
- Dez Reais - Rodrigo Sarti Werthein - 10'22" – Ficção – SP
- Engano - Cavi Borges – 11' – Ficção - RJ

Dez Centavos tem um ótimo roteiro e argumento, mas é simples. Bem Vigiado, precisava ter sido melhor vigiado quanto as interpretações, e ainda tem diretor que poda atores de teatro em testes dizendo: "Vai lá, mas num esquece que aqui não é teatro!". O curta Brasiliense tem uma edição estupenda, que quase faz o espectador esquecer as fracas interpretações. Dez Reais é um roteiro simples e sagaz, cumpre muito bem ao que se propõe, experimentar uma narrativa circular. E com um pouco mais de qualidade nas interpretações que seus antecessores chega ao fim bem, sem grandes rompantes da platéia. Engano, se eu não me engano é o segundo filme que vi na vida em plano seqüência duplo. As duas protagonistas se comunicam após uma linha cruzada no celular. ele está dentro do metrô e ela querendo chegar a estação. O plano sem cortes nas ambas câmeras que são mostradas lado a lado em 100% da película, são muito bem executadas. E o clímax da trama é o momento em que eles propõe-se a se encontrar quase se esbarram e devido a queda de bateria do celular do rapaz, perdem o contato. Realmente prendeu a platéia, e é forte candidato para prêmio de melhor curta.


E o que se dizer de Simples Mortais ???


O título Simples Mortais, de Mauro Giuntini, foi o longa desta quinta. O filme de Brasília (BRA). A história: Enquanto perseguem sonhos que já não fazem mais sentido, funcionário público viúvo e seu filho músico, escritor em crise inspirado por aluna e apresentadora de TV e seu jovem namorado ator, negociam seus desejos.

Eu adoro os releases dos filmes... grgrgrgr... que nunca falam sobre como o filme realmente é de verdade.

As atuações não devem nada a qualquer filme americano ou padrão Globo filmes, alias superam. Mesmo porque superar atuações hollywoodianas é simples, a não ser pra não atores de teste de sofá, máfias e afins. É bom ver atores teatrais no cinema, como o caso de Sérgio Sartore, o ator que faz um ator, sobra na telona. Ele já esteve com 2 espetáculos a 2 anos atrás em Florianópolis. Dois de Paus, sobre um casal homossexual, e uma versão de Dois perdidos em uma Noite Suja de Plínio Marcos. E tirando a dupla pai e filho que parecem estar por estar no elenco, na média as atuação passam positivamente do aceitável. Mas a fotografia óbvia e as más locações, e fotografia muito desuniforme, que em cada parte do filme parece mudar de conceito, causam um certo pesar a medida que se conta a trama.
Trama alias que demora para surgir. O filme parece uma colagem descriterizada de várias historinhas chavões, sem peso. Ressalva, nem sempre a soma de vários elementos ou tramas dão resultado positivo.

As piadas que o roteio põe na boca de atores, ora funcionam ora não. Uma edição melhor compactada e em busca de um eixo para a película se desenvolver seria interessante.

É um filme acima do TOP da Revista Veja, mas poderia ter sido bem mais.

Simples Mortais, poderia mudar seu nome para Simples enredo. As falas são muito triviais. O título mão conseguiu seu objetivo principal, ter trama e a mesma interagindo entres os vários núcleos de personagens.

Ver programação do FAM no site:
http://www.fam2008.com.br/index.asp
Ver crítica sobre os filmes do FAM diariamente aqui ou no sítio:
http://www.correiodailha.com.br/lerartigo.php?id=1357&idcolunista=6

2 comentários:

Figurante disse...

Nando, acho até que vc pegou LEVE demais pra falar a respeito do "Simples Roteiro", ou melhor.. "Simples Normais".. Esse filme é horrivel.. Um drama em copo d'agua, roteiro.. lamentável.

Figurante disse...

CORRIGINDO O NOME DA PORCARIA:

Nando, acho até que vc pegou LEVE demais pra falar a respeito do "Simples Roteiro", ou melhor.. "Simples Mortais".. Esse filme é horrivel.. Um drama em copo d'agua, roteiro.. lamentável.