domingo, junho 04, 2017

Telefonar é algo do passado?

Imaxe relacionada
Alarmante a que ponto chegamos de anti-sociabilidade. Este tema já fora abordado pelo El País, Forbes, Folha de São Paulo, G1 e nas redes de perguntas e respostas Yahoo, Quora, e o site The Oatmeal lhe dedicou uma ilustração cômica, para citar alguns exemplos. O som do toque do telefone me irrita profundamente?

Muita gente odeia falar ao telefone e prefere se comunicar por escrito. Mas porque? Deve-se muito ao despreparo emocional das novas gerações... pois uma mensagem textual dá margem para várias interpretações... e assim sendo o compromisso em se dar uma resposta efetiva objetiva e contundente se esvai.

Somo uma sociedade com dificuldades de voz. Dizer coisas taxativas e posteriormente fazer-se cargo desta é algo muito indesejado atualmente. Uma prova disto é quando recebemos uma mensagem de texto ou via internet e mostramos as pessoas a volta antes de responder. Assim buscamos uma aprovação prévia, quase um conselho, do que e se devamos responder.

Nos dias de hoje ser indivíduo e não individualista se faz cada vez mais complicado. Mas há os anti-vanguardistas que ainda preferem ligar as mensagens textuais. Comentou a internauta Sarah Castro em uma página do Jornal El País: "Tô fora. Quando a mensagem começa a ficar muito longa eu ligo logo. Não tenho a menor paciência pra longas conversas via mensagem". Acredito que o tom de voz do emissor, a forma com a qual se fala, tudo isso contribui para a compreensão do receptor e evitam ruídos de comunicação. 

Quando penso nas coisas que a tecnologia me fornece e me irritam penso no whatsapp... Aqueles grupos que contemplam pérolas, correntes e infindas mensagens de "Bom Dia!", fotos dos filhos de desconhecidos, memes mais batidos que gritar "Fora Temer!", vídeo do negão da piroca em que não aparece a dita cuja... Enfim, creio que mais que isto irritam-me as mensagens de voz, pois ne sempre podes abrir um audio e que todos escutem ao seu redor... A mim apetecem as mensagens escritas ou uma ligação... o meio termo das mensagens de voz por preguiça de digitar me enfurecem.

Uma outra coisa que me deixar insalubre é a pessoa que escreve no Facebook por 15 minutos sem dar enter. Aquela mensagem depreciável do aplicativo que diz: "Fulano está escrevendo...". É sim ou sim uma das maiores torturas psicológicas da modernidade via redes sociais.

Em verdade, prefiro ainda mais a comunicação em pessoa, na qual podemos agregar a isso a linguagem corporal, as expressões faciais e as gesticulações para melhor nos comunicarmos. A mensagem escrita é muito limitada, ineficiente, precisamos escrever muito mais do que falamos para transmitir uma quantia similar de informações, além de ser muito mais fácil de causar desentendimentos. 

Lembro que no fim da era FHC em meio a apagões diários eu no escurinho da sola passava a ligar para pessoas amigas aleatóriamente. Daí surgiram papos e transas muito interessantes! Qual o problema em se ligar para o cara para dizer oi e, a partir daí, verificar de maneira civilizada qual é? Se houver abertura, excelente né? Se não houver, bons amigos, sem ressentimentos. Temos de perder este receio bobo do contacto humano... Bora fazer uma ligação!

Nenhum comentário: