quarta-feira, junho 21, 2017

ARGENTINOFOBIA: "Lado sul de Florianópolis tem pouco argentino e natureza preservada"?


Tipo... Aqui no sul da ilha de Santa Catarina há ainda menos infra-estrutura que no restante da capital catarinense, em uma cidade em que nada funciona como Florianópolis, não existe transporte 24h, a mentalidade é atrasada, a população é racista para com brasileiros das regiões norte e nordeste e obviamente com argentinos e demais latinos que venham a visitar(pior se vierem para viver), não se sabe receber os turista, há falta de opções culturais, é latente ainda que o sul da ilha consegue ser pior do que a média bosta do resto da cidade que é um vilarejo do século 2 antes de Buda. Neste rumo deveria estar a matéria do maior jornal do país sobre o sul da cidade praieira e "turística", Florianópolis.

Mas o jornalismo marrom tupiniquins conseguiu uma proeza. Não foi muito jornalístico e ainda cometeu uma manchete argentinofóbica.  "Lado sul de Florianópolis tem pouco argentino e natureza preservada"? Sim, este foi o encabeçado da matéria publicada via facebook pela página oficial da Folha de São Paulo. Ao entrar no hiperlink o título já ´outro e a matéria tem outro titular, desta vez mais politicamente correto "Lado sul de Florianópolis tem natureza preservada e menos agito que o norte".

Entretanto a publicação tese um elogio um tanto equivocado, vide as muitas matérias recentes qu divulgaram ligações fluviais e de esgoto sem tratamento que se jogavam no mar sem tratamento na região da praia do Campeche, no sul da ilha de Santa Catarina.

Outro equívoco é o parágrafo que mais parece matéria comprada ou encomendada pela Santur(Empresa estatal responsável por promover Santa Catarina turisticamente). "Ah, Floripa... Dois mundos num mesmo pedaço. De um lado, um roteiro badalado, com ares de St. Tropez –ou seria Bevery Hills? Do outro, resquícios do legado da colonização açoriana, praias selvagens, gente simples e recantos em terra e beira-mar." 

Não sei se na França ou nos EUA a falta de infra-estrutura e transporte é habitual ou passível de comparação. Mas bastava o jornalista usar um buscador e se informar. Gafe após gafe a matéria se finaliza com os preços, estes sim parecidos com os praticados nos litorais mediterrâneos, dos hotéis e pousadas da famigerada e cara ilha da magia.

A matéria deveria sim avisar aos que venham que pelos "nativox" eles aqui não serão bem tratados e muito menos bem quistos. Na sociocultura local ao se ouvir um sotaque forasteiro e à primeira crítica das muitas que obviamente se farão durante a estadia nestes mares e gélidos ares do sul escutares a frase padrão que proferem os manézinhos da ilha: "Então que tais fazendo aqui? Volta pra tua terra nego!". Que a mim soam de uma hospitalidade singular.

Como é de praxe nos dias atuais, pessoas insones em plena madrugada não perdoaram e os comentários em menos de 40 minutos da publicação já se somavam 32. Como somos democráticos e sagazes além do link da postagem (https://www.facebook.com/folhadesp/posts/1884291791612815), antes que se apaguem ou algo parecido trouxemos aos nossos leitores do Sincerando a prova documental. Leia alguns dos comentários que shipamos, aqui:

Nenhum comentário: