quinta-feira, junho 01, 2017

Livro alemão gera polêmica ao ensinar "Comunismo para Infantes"


Resultado de imaxes para Bini AdamczakO livro explica conceitos como capitalismo, mercado e comunismo em ritmo de fábula infantil, com histórias ilustradas de princesas invejosas, camponesas desalojadas, patroas malvadas e trabalhadoras cansadas. Mas jornais conservadores norte-americanos estão em polvorosa. Publicações como The American Conservative e The National Review, que figuram dentre os principais jornais conservadores dos EUA, também repudiaram o texto que segundo eles ignora atrocidades cometidas por regimes comunistas.

Se existe alguma forma aceitável de comunismo? Seja um sim ou rotundo não, cada qual poderá estudar a história e decidir, mas o polêmico livrinho infantil sobre o tema que só agora foi lançado no EUA e por isto voltou a berlinda da mídia no mundo é velhinho já. Comunismo para Infantes("Communism for Kids") é por si só num mundo bipolar e monocorde de pessoas despolitizadas e com baixo nível de conhecimento político e histórico cheio de controvérsias.

Quando em 2003 na Feira de Frunkfour foi exposto com o título original "Indeterminate Kommunismus", passou desapercebido. Mas na versão atual para o mercado norte-americano o ivro se tornou fenômeno de vendas e postula-se como o segundo em vendas do portal Amazon.com.

Critico ferrenhe ao livro o Economic Policy Journal, por exemplo, descreveu o trabalho como "o livro mais perigoso sobre economia escrito para crianças", e o político republicano Garry R. Smith, deputado no Estado da Carolina do Sul, escreveu no Twitter que a publicação "transforma uma ideologia mortífera em conto de fadas". 

O stalinismo (período de 1924 a 1953 em que a União Soviética foi comandada pelo ditador Joseph Stálin) prejudicou muito a possibilidade do futuro do comunismo. Essa herança do comunismo autoritário é um problema real para as pessoas que lutam por um mundo diferente.

Ainda não se encontra disponível em português, o livro tem previsões de ser traduzido e lançado até o fim deste ano. Versões em francês e castelhano já estão em produção. A escritora, ensaísta política, ativista de esquerda e artista alemã Bini Adamczak que foi criticada também por escrever sem experiência própria, já que nunca morou em um país comunista. Ela esperava alguma polêmica quando lançou o livro nos EUA, há dois meses(a versão em inglês de um livro que escrevera havia 13 anos). Mas não previa a onda de críticas de sites e jornais conservadores do país.

Contendo duas partes o livro tem na primeira, em que explica, a partir de exemplos simples, termos como mercado, trabalho e capitalismo, para depois expor a história dos regimes comunistas e seus fracassos. Na segunda parte, mais teórica, Adamczak apresenta o comunismo como uma utopia em processo de desenvolvimento e que, na sua visão, poderia, um dia, ser uma alternativa mais igualitária ao modelo capitalista.

Adamczak, de 38 anos, é autora de Comunismo para Infantes, publicado nos Estados Unidos pela prestigiosa MIT Press (editora do Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Apesar do título, o livro, que explica as origens e a história do comunismo - e apresenta a visão da autora de como a ideologia ainda poderia servir de modelo político - não foi escrito para o público infantil.
Resultado de imaxes para Bini Adamczak
Segundo a autora afirmou que o livro faz uma crítica ao que chama de "comunismo autoritário. Ao escrever o livro, percebi que a linguagem acadêmica eliminava toda afetividade", contou ela à BBC. "Por isso, tive a ideia de escrevê-lo em linguagem infantil, que é mais simples e todo mundo entende."

Jacob Blumenfeld, tradutor do livro para o inglês diz que "100% das críticas são baseadas numa má compreensão do título e que qualquer um que ler mais do que o título escandaloso reconhecerá imediatamente que o livro é uma crítica da história do comunismo".

Uma editora brasileira já manifestou interesse em publicá-lo. Como as conversas estão no início, a editora alemã preferiu não dar detalhes sobre a negociação.

Nenhum comentário: