sexta-feira, junho 02, 2017

Aluno de escola pré-vestibular em Nova Iguaçu é repreendido por usar batom

"Só queria expressar que a escola foi a favor de nossa manifestação e vai abrir debates entre os alunos sobre preconceito, machismo e homofobia. Somos vitoriosos!"
Alunos usaram batom vermelho e publicaram nas redes sociais   (Crédito: Reprodução / Twitter)
Uma postagem no perfil de um aluno carioca em 31 de Maio, em poucos dias teve mais de mil reações. Segundo declarou Diego Archanjo, de 17 anos, a coordenadora do Sistema Elite colégio em que estuda alegou que "queria evitar algum tipo de preconceito dos estudantes contra o jovem. Não entendi a preocupação dela, já que outras pessoas usam". Todo este imbróglio se deu pelo uso de batom pelo aluno nas dependencias do colégio.

A internauta Lilian Braz comentou em uma foto feita por alunos em apoio a Diego estar "feliz pela repercussão e o tema que agora pode ser abordado em todo país, pena que para isso alguém teve que passar por algo antes."

O protesto é importante para expor o problema. "Dessa forma, o uso do batom vermelho já não se torna estranho diante dos outros estudantes. Depois da repercussão, o diretor e a coordenadora da escola vieram pedir desculpas. O diretor disse que apoia o nosso ato", destacou o jovem, acrescentando que usa o batom na escola desde janeiro deste ano. Diego se mostrou surpreso com a manifestação e contou que nunca havia sido alvo de preconceito dentro do colégio. "Se houve algum comentário, nunca chegou até a mim."

Nós do Sincerando tivemos a curiosidade de perguntar a Diego: Porque você crê que em 2017 as pessoas se preocupam tanto com o comportamento e a vida alheia?
Diego - Porquê a diferença incomoda. Não fomos ensinados a respeitar as diferenças, e sim reprimi-las.

Mais Sobre o caso

"Tire sua homofobia do caminho, quero passar com o meu amor", escreveram em uma imagem de convocação para o protesto. "Mexeu com um aluno do Elite, mexeu com todos", outra pessoa via redes sociais declarou: "Todos te apoiam, Diego".
La imagen puede contener: 12 personas, personas sonriendo, personas de pie, árbol, exterior y naturaleza
Para mostrar apoio a Diego, dezenas de estudantes do colégio organizaram um protesto nesta quinta-feira e usaram batom vermelho. Com apoio de alunos de outras unidades da mesma escola, como a de Nilópolis e a de Vila Valqueire, o ato ganhou repercussão nas redes sociais com a hashtag #BatomPodeHomofobiaNão e foi o segundo assunto mais comentado no país pelo Twitter.
"Hoje eu fui chamado na coordenação da minha escola e orientado a não usar mais o batom porque ele não pode ser usado dentro da escola, alguém foi reclamar, e minha coordenadora disse que era também para evitar algum tipo de preconceito. Eu agradeço a preocupação dela, só n entendi o porquê de não poder usar, já que outros alunos usam. Não entendi o porquê de ser orientado a não atrair a opressão ao em vez de orientar o opressor a não oprimir..." - postou Diego em sua rede social.
La imagen puede contener: 1 persona, selfie y primer planoLa imagen puede contener: una o varias personas

Nenhum comentário: