terça-feira, março 06, 2012

Um conto mais...

Fernando Schweitzer, Buenos Aires/Arg - Ator Não-Global, Diretor Teatral, Cantor, Escritor e Jornalista

Divulgação: Paris Filmes
Un Cuento Chino, título original da tira estrelada por Ricardo Darín, o mesmo do filme dos tais olhos e do Uóscar. Um Conto Chinês (título no Brasil) é um filme argentino de 2011, dirigido por Sebastián Borensztein e protagonizado por Ricardo Darín, Muriel Santa Ana e Ignacio Huang. Foi filmado na Argentina e Espanha, com locações em Buenos Aires e cenas internas na Ciudad de la Luz (Alicante). Sendo o mais assistido nos cinemas argentinos do ano, recém consagrado como melhor película latino-americana nos Premios Goya.

Já chega. Tanto se falou desse produto comercial apelativo que pensei: Nunca tocaría mais no tema. Mas hoje ao pensar em que escrever para reativar meu blog e nada ocorrer a mim... Vejo em minha faculdade 5 chineses, nao descendentes, reais. Desses do tipo que até falam chines, 2 em um dialecto e 3 em outro, no comedor da universidade aonde além das mesas temos uma SubWay y uma cafetería tradicional argentina.

Me senti como no filme, um pleno desconhecedor de um universo tão próximo, mas tão longe da minha ignorancia. Os abanicos e leques chineses nas maos das meninas e os pauzinhos na mão do menino... Não pensem em outra coisa... Passa que trouzeram sua própria comida. O extranhamento que tive foi suave, pois adoro comida chinesa e quase me convidei, mas não. Definitivamente não queria falar espanhol com chineses. Seria confuso, meu español é ibérico e eles recém estão com o espanhol argentino por aprender. Haveria um ruído de comunicação, do qual resolvi abster-me, para não agredir um momento sublime e individual dessas pessoas.

Creio que disso fala o filme, de aprender a lidar com a diferença. Talvez por isso no reino de espanha tenha tido tanto exito esse filme. São vários até hoje os idiomas e povos que resistem sob a pressão imperialista do imperio espanhol. Claro, já fora pior. Na era de Franco um que ousasse falar seu idioma nativo era multado, perseguido, investigado ou preso sumariamente como conspirador contra o regime e o estado espaçol.

Olha aí... O protgonista, Roberto é um veterano da Guerra das Malvinas. Sua vida paralisou há vinte anos por causa de um duro golpe do destino e desde então vive recluído em sua casa, sem quase nenhum contato com o mundo, até que um estranho evento o desperta e o traz de volta à vida. Esta comédia é a história do encontro de Roberto e um chinês chamado Jun que está perdido na cidade de Buenos Aires em busca do único familiar que tem vivo, um tio que emigrou para Argentina.

Aquí existem poucas lavanderías... que não sejam de donos chineses... Poucos mercados de bairro... que não sejam de chineses... É necessário submergir nesse mar denso cosmopolita da cidade autônoma de Buenos Aires pra chegar ao fundo da questão. Um Conto Chino é uma história cômica para argentino rir, pois está atrelada a sua sócio cultura de preconceito aos imigrantes que não sejam italianos, espanhóis ou do norte europeu. 

Se fosse realizada no Brasil, se chamaría: Um conto Indígena, ou Africano. Nos Estados Unidos: Um Conto Latino. Na Inglaterra: Um Conto Indiano. Se fosse realizada em Portugal: Um Conto Brasileiro, ou Angolano. Esse tipo de humor semitista a mim parece muito pobre. O ranço de nazismo que as vezes parece hoje em dia ser mais forte em Paramérica, que em muitas partes do mundo. Está consolidando-se como discurso normativo.

Necessitamos ser mais criteriosos com o que fazemos, principalmente com arte massiva. Ainda mais quando o senhor Rafael Videla, recém surge das cinzas a fazer declarações a uma revista Espanhola, que não o trata como ex-ditador e sim como ex-presidente. Falando a revista "Cambio 16", não mostrou arrependimento pelo terrorismo de Estado ao qual fora além de ditador, líder torturador.



4 comentários:

Helen Thais disse...

sabe o que eu mais gostei?
Foi do jeito que você 'casa as palavras', você escreve muito beem
vou te visitar mais vezes xD


beijo
http://helenthaiis.blogspot.com/

Anônimo disse...

Oi tudo bem?Meu nome é kato sou da comunidade de (blogs) seu blog tem excelente,obrigado por compartilhar seu
Materal abraços otima postagem espero que siga o meu blog http://mestrekato.blogspot.com/ ele fala de filosofia e Artes Marciais;

Anônimo disse...

Oi tudo bem?Meu nome é kato sou da comunidade de (blogs) seu blog tem excelente,obrigado por compartilhar seu
Materal abraços otima postagem espero que siga o meu blog http://mestrekato.blogspot.com/ ele fala de filosofia e Artes Marciais;

Luciana Martins disse...

Adorei seu blog! super antenado e com ótimos conteúdos!!! showwww
bjo

http://aartedeeducar11.blogspot.com/
A Incrível Arte de Educar

" As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos. Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem. O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido!" Rubem Alves