sexta-feira, janeiro 13, 2017

Vestibular pra que? Vestibular pra quem?

O Brasil ainda lima o acesso ao ensino superior

Vergonha alheia por quem está a comemorar a aprovação no vestibular da UFSC, ou de qualquer outro no país. Antes das pedras que aqui jaz se aproximam, advirto: São ridiculezas como esta que fazem um país de analfabetos funcionais ser o que é. Para aumentarmos o complexo de cão pequeno, comparemos o sistema de ensino universitário ao de um país pobre, com 42 milhões de habitantes. Este mesmo que somente para o curso de medicina em uma universidade pública recebe cerca de 6 mil alunos brasileiros por semestre, através de empresas que fingem dar auxílio estudantil para a realização dos trâmites para inserção destes lá.
Brasileiros vencem seu preconceito e desconhecimento para com o país vizinho, a Argentina, e para lá rumam após pagarem mais de R$ 3.000,00 a assessorias especializadas que os fisgam nas redes sociais e propagandas com slogans do tipo: “Faça Medicina sem Vestibular.”
Estudantes Solange Bonovich, e Maia Finistrella comemorando conclusão de curso (UADE – ARG)
É. o sistema universitário argentino possui acesso universal, sem limitação de vagas e gratuito. O brazuca até trava com isto. Mas sim, o investimento histórico no ensino de terceiro grau resultou numa postura ímpar no mundo.
Hoje ao ver a comemoração quase que elitizada de pessoas que comemoravam passar por esta peneira em que apenas 4576 privilegiados, dentre quase 30 mil trouxas que pagaram para passar pela tortura psicológica que é o vestibular. Confrontemos os dados aqui dados. Mais de 6 mil brasileiros via assessorias(fora os que vão por conta própria), aí excluímos todos os estudantes da América Latina(que são mais de 20 mil/ano), muitos europeus que fogem da crise e dos altos preços do ensino universitário europeu, americanos curiosos, chineses e outros poucos asiáticos, e claro todos os nativos são absorvidos como alunos universitários sem dramas e com um único critério: apresentar o título de conclusão do 2º grau.
Absurdo? Sim! O vestibular é uma vergonha segregadora. Prega a falsa meritocracia brasileira. Como se um ser que além de períodos de fome e um ensino comparativamente deficitário e de nível inferior pode concorrer com outro aluno de um ensino médio particular? Não me critiquem. Critiquem as estatísticas.
Mas ora. Porque em uma cultura individualista eu iria me preocupar com o drama alheio. Com pessoas que por esta falta de acesso ao nível superior passará a ser tratado como inferior em um país neoliberal, meritocrático, racista, fascista e egoísta? Em meio a uma crise mundial vamos gastar ovos e farinhas a rodo para comemorar que eu não seja o excluído deste sistema nefasto.
Sinto sim, uma imensa vergonha alheia por você. Oh universitário. Oh ser superior! Oh baluarte da cultura, educação e etc! Se esses são o futuro do país, vejo um futuro obscuro para breve. Se essa lacra segregacionista e sionista é que serão os grandes próceres da nação do futuro, vixe!
Retomando. No país vizinho ninguém faz comemorações sujando-se com ovos e farinha, dentre outras coisas? Sim! Mas lá o ritual é realizado quando a pessoa se forma, e não quando se entra no curso universitário. Pois, se lá o ingresso do 2º ao 3º grau é automático, por assim dizer, não haveria mesmo sentido comemorar-se a entrada na universidade.

Nenhum comentário: