quarta-feira, março 22, 2017

Festa Junina fora de época e de lugar


Resultado de imaxes para festa de sao joaoEntre 7 e 16 de Abril, o Pavilhão de Portugal será tomado de assalto por esta festa popular brasileira que traz com ela as cores vivas, as danças e músicas que não conseguem deixar indiferentes os mais renitentes bailarinos, os cheiros e sabores e, sobretudo, a alegria contagiante do outro lado do Atlântico.

No Brasil estas festas receberam influências indígenas e africanas. De França recebeu a dança que inspirou a quadrilha. O resultado são as Festas Juninas, Santo António, São Pedro e São João todos juntos, que entre Maio e Agosto animam o Brasil e que pela primeira vez chegam à Europa – porta de entrada: Lisboa.

O evento na abertura teá show de Lucy Alves dando início à programação musical, juntamente com Os Gonzagas e o grupo Pé Cerrado; a fechar, Elba Ramalho – sempre às 20h. Depois de Lisboa, o Brasil Junino passará por Madrid, Paris e Roma.

Durante 10 dias, portanto, haverá apresentações musicais, gastronomia e elementos típicos de cada região onde as Festas Juninas estão mais enraizadas. Porque se a temporada junina invade todo o Brasil é no Nordeste que tem maior expressão, aproveitando-se também para agradecer às divindades pelas colheitas do ano, numa óbvia alusão às raízes pagãs destas festividades na Europa.

Pavilhão de Portugal - Lisboa
Horário: 10h-20h
Entrada gratuita

Nenhum comentário: