sexta-feira, novembro 11, 2016

MÁRCIO FERNANDES: Critica sobre peça teatral "O Cortejo"

Colunista convidado
MÁRCIO FERNANDES


CRÍTICA: Espetáculo "O Cortejo"

A Peça é sobre uma família ascendentes de italianos que moram no bairro do bexiga em São Paulo. Uma idosa com cerca de oitenta anos, viúva, mãe de quatro filhos: Antonio, Giorgio, Sergio e Emilia. A confusão começa quando os filhos discutem para ver quem fica com a idosa e ela resolve desaparecer. 

Logo o que chama atenção é o local da peça, uma casa de verdade! Fico sabendo no final da peça que na verdade foi improvisado que o verdadeiro local seria ali perto, no mesmo terreno, com mais espaço. Mas acredito que não tenha lugar melhor que aquela casa. Me senti perto daquela família e senti todo o drama vivido ali. A casa junto com a trilha sonora ajudou muito sentir na pele toda aquela vivência das personagens. 

A primeira cena tem a personagem Suzana preparando comida e ao mesmo tempo embalando com os pés o carrinho com o bebê. O Improviso do boneco que fazia o bebe não estragou em nada a cena que segue com a personagem Giorgio o marido de Suzana e Mama Cora que é a idosa. Quem fez Giorgio foi uma atriz que foi substituida em ultima hora, mas não chegou a prejudicar a trama. As atuações dessa cena e as que seguiam foram fluidas. Era como se os atores andassem pela casa 

naturalmente. Fiquei sabendo mais tarde que não haviam marcações, penso que isso deve ter dado esse efeito de "deslize". Em nenhum momento ficaram de costas ou na frente um dos outros, tudo transcorreu naturalmente mas tecnicamente bem. 

As personagens usavam um sotaque característico "italopaulista" que lembra fielmente os ascendentes de italiano. A personagem Mama Cora que é a mais velha deveria ter um sotaque mais carregado, tipico das matriarcas dessas famílias. Algumas atrizes eram chilenas, mas ainda assim, o sotaque italiano "brasileirado" ficou bem evidente. Tipo de dialogo conturbado, alto e rápido em alguns momentos, ficaram muito engraçado. A personagem Elvira parecia uma autentica dona de casa italiana. 

A Peça cumpre o que promete, é engraçada e divertida. Tipo de comédia que faz agente levar questionamentos para casa. Um ponto baixo foi o final, ultima cena mostra a família abraçada e de repente se dão as mãos e Mama cora sai para fora com um de seus filhos e retornam. Ficou confuso, então algum ator fala "deu". Mas isso não estragou em nada as maravilhosas atuações dos atores experientes e novatos.

Ficha Técnica

Giorgio – PAZ MILLAN
Susana - CAMI DELBENE
Mama Cora – SUSAN MARGOT
Sergio – JACKSON BOSA
Elvira – THAIS MARTINI
Matilde - GABRIELA MAGNANI
Nora – RAISA CAROLINA
Antonio – NANDO SCHWEITZER
Emília - PAZ MILLAN
Adaptação e direção: Nando Schweitzer

QUANDO? 05(Estreia), 12, 19 e 26 de Novembro/2016
HORÁRIO? 17:00h (Estreia); 19:00h (Temporada)
QUANTO? P$ 15,00 (Quinze pila, colaboração mínima e forçosamente espontânea)
LOCAL? Centro Cultural MATRIKA - Rua: Auroreal, 716 - Campeche (Esquina ao Baia)


Nenhum comentário: