segunda-feira, agosto 12, 2013

Qual o seu super poder?

Fernando Schweitzer - Jornalista e Diretor teatral


Quem não gostaria de ter super poderes? Depois de ver Lobezno - Inmortal, digo Wolverine... Amo os nomes e as traduções para Espanha... Tão criativas! Depois dessa mistura de mangá com teatro trágico japonês, filme de guerra (tão típica do cinema americano), não me conformei com poder se auto regenerar e quis voar. Por falta de filmes de outras nacionalidades, em mais um dia de solidão, assisti ao Homem de Aço.

A crise mundial, também é psicológica. O super homem da minha era, deixou de ser super, ao menos no nome. Com um enredo fraco e parecido a uma cópia de guerra nas estrelas, o tal homem feito de aço cativou pelo sorriso sexy... Tá! Estou falando que casaria com ele, mas não o contrataria como ator em uma produção sob minha direção.

Entreter sem dizer absolutamente nada se fez permear em meu cotidiano, através da sétima arte. E se dizem que a arte imita a vida. Pude nestes dois momentos em dois dias seguidos perceber duas coisas. Os roteiristas de Hollywood são irmãos, estou falando entre todos, pois escrevem tão parecido entre si que levam qualquer ser não acéfalo a assim pensar. Segundo pensar: Nenhum filme dos outros mais de 180 países do mundo é melhor que isso?

Tentarei ser concavo e nada convexo. Ambos filmes falam de um herói de caráter impoluto e irremediável. Se se considerar que os vilões nas duas produções são mais velhos e feios que os protagonistas, encontramos a segunda coincidência de argumento para os filmes. E por isso invejam de alguma forma o galã de músculos saltados.

Quando vi La Mala Educación, pensei: "Jamais terei o corpo do Gael Garcia Bernal!!!"... Ao ver esses produtos de massa, com esses atores geneticamente modificados penso: Jamais serei um ser humano.

Contudo, todavia e não obstante sigo a viver, respirar, consumir... O cérebro e dinheiro. O cérebro com bebidas alcoólicas e dinheiro para comprar as bebidas para consumir meu cérebro. Tudo é um ciclo. Um cadeia. E na cadeia alimentar da sócio normatividade somos os vermes. A planta baixa, o piso primeiro. Esmagados por todas as camadas superiores onde no topo está ele. O poder financeiro.

Seria muito pedir super poderes? Super poderes contra a inflação declarada de 3% mas que na prateleira do mercadinho da esquina é de 23%. Super poderes para viver num dos países mais corruptos do mundo. Mega poderes para ajudar Marina Silva a formar seu partido novo, para que não tenhamos o sexto 2º turno presidencial consecutivo entre PT e PSDB. Queremos, necessitamos, pedimos uma bolsa-super-poderes.

Queremos super poderes do tipo, carteira auto-regenerativa. Não aguento mais abri-la e vê-la cada vez mais vazia. Pedimos ao cosmos super poderes, como voar. Não me conformo em pagar R$ 3,00, para andar num ônibus velho, que demora a passar e por essa "bagatela" realizar um trajeto de 9km. Esse mesmo trajeto que você não faz caminhando por além de muitos morros na cidade de Florianópolis, passar com computador dentro da mochila por favelas a noite não é recomendado pela polícia.

Peço o super-hiper-mega-poder da sinceridade ao mundo para que tenhamos uma sociedade menos hipócrita onde a igreja não defenda seus pedófilos e ataque a a homossexuais(falamos de sexo consensual no segundo caso). Antes que comecemos também a ter vídeos de homossexuais torturados, como na Rússia neo-capitalista. Ultra-super-hiper-mega-poderes de honestidade a nosso povo, visto que parte dele merece viver num mundo mais justo, seguro e humano.




Nenhum comentário: