terça-feira, agosto 20, 2013

Dia do Ator: Hoje conversei com Hebe Camargo

Fernando Schweitzer - Jornalista e Diretor Teatral


É! É sério... Foi em um sonho... Sentados em um sofá em uma varanda em algum lugar do interior... Talvez Taubaté. Tínhamos um televisor frente a mesa de centro, um cafezinho na mão e muitas idéias na cabeça.

Ela me perguntou: "O que você tem assistido ultimamente? Além do meu programa..." Gargalhei e respondi: Gracinha! Vejo programas no youtube, de vários países, algo do Brasil... Hoje em dia existem poucos programas ao vivo...

Hebe interpela: "Eu sempre fiz ao vivo... Na minha época... Até as novelas eram ao vivo..." E digo eu inocente: Existiam tantos bons atores assim, ou as novelas eram ruins?

Corta!!! Na verdade não era um sonho. Mas sim um sonho dentro do sonho. Estávamos gravando um programa que chamava-se "Antes, durante ou depois?". Dentre vários temas com minha entrevistada discutíamos se um ator, profissional das tais artes cênicas, quando e como passariam nos dias de hoje a tornar-se profissional.

Antes, durante ou depois? Vamos ajudar os leigos. Numa rede social, atores não televisivos com DRT(o famigerado registro de ator profissional) discutem se a classe deve aceitar trabalhos mal remunerados, como por exemplo os praticados no mercado publicitário atualmente. Num dia emblemático. Hoje, 19 de Agosto é o dia do ator. E que triste dia.

La na rede uma imagem com a foto de Paulo Autran, comemora em meio a outras postagens. O grupo se chama: Atores com DRT. A polêmica postagem com mais de 200 curtidas e ultrapassando os 100 comentários levantou acidentalmente várias outras discussões, essa sim que de veras levantou-me a orelha fala sobre o valor da formação do ator. 

Quanto custa a formação de um ator profissional? - pergunta o ator Fábio Angelus, de São Paulo. Cada um fez seu calculo... Existem várias formas... A 5 anos atrás por R$ 520,00, como investimento total e carga horária de 360 horas, o mínimo exigido pelo sindicato, nestas condições oferecia eu à época em meu curso profissionalizante reconhecido pelo SATED. E isso com plano de ensino e método próprio criado pela minha pessoa.

Hoje em vários estados se multiplicam os pseudo cursos de formação actoral. Que prometem e muitas vezes "dão" o DRT. Mas muito mais perigoso que esses cursos que na grade e de fato em suas aulas recheadas de aulas de improvisação para enrolar os aluninhos e matar tempo de aula, são os testes do sofá para almejados papéis na TV.

Bem, se o status de ser ator global é um fetiche de muitos., poucos são os que sabem o que é necessário para. Povo brasileiro... Sejamos menos hipócritas. Lendo colunas especializadas em TV e vendo um ou dois centos de vídeos na internet você tem a resposta. Basta deitar com um diretor ou produtor da Globo, e comprar um DRT e você se tornará o mais famoso "Quem?" da vez. 

Por pobreza para pagar advogado não sitarei nomes. Mas basta fuçar colunas zapping's antigas no site da Folha de São Paulo e verás... 

Foco! Em outro comentário "Cês viram a quantidade de atores que se candidataram pra trabalhar, publicamente, por 120 reais a diária? Até ontem eram 110 interessados... Apesar da vergonha de publicar um anuncio com esse cache, foi bem útil descobrir o perfil desses candidatos... Agora, que a gente já sabe "quem são" fica mais fácil pra convence-los a respeitar a tabela mínima do Sated."

Em muitos países o teatro só passou a ser profissional, quando o número de casas de espetáculo e de espetáculos aumentou. Algo utópico nas capitais brasileiras exceto São Paulo, próximo de criar-se essa realidade de casas suficientes para formar um público de teatro e uma futura e remota subsistência de atores e profissionais teatrais fora da mídia televisiva.

Em Joinville se formou uma coisa rara no país. Uma associação teatral composta por vários artistas e companhias. Gerenciam coletivamente seu próprio teatro e não dependem mais das máfias para conseguir datas nos teatros públicos, estes loteados a anos aos mesmos produtores e companhias.

O buraco é muito mais embaixo... E vem da questão de "O que é ser ator?" Se depende de formação ou de talento? Mero e mágico talento. Tem gente que acha que "ter jeito" pra coisa, ser espontâneo é o bastante pra ser ator... E tem escolas, cursos, work shops, palestras e "Master Classes" (excetuando-se obviamente, mas raramente, as boas de verdade) que se aproveitam exatamente disso para fingir que sabem como formar bons atores e ajudar na sua formação... E claro que conseguem o DRT...

Mas de que serve ter DRT e fazer o público dormir de tédio? Nem o excesso de academicismos, teoria e pouca práticas... Tão pouco a falta de preparação e superficialidade de muitos cursos.

Antes, durante e depois. Formação (prática, trabalho cênico, palco, experiência) é preciso, mas seguramente vômito de teoria não é o fundamental. Afinal de contas Paulo Autran não fez nem ECA, nem PUC, muito menos cênicas na UDESC, mais Hebe Camargo, uma das fundadoras da TV no Brasil e cantora de carreira, além de atriz em vários filmes clássicos brasileiros, sempre o considerou um grande ator. 

Nenhum comentário: