quarta-feira, abril 24, 2013

C'est Fini: Já fomos mais franceses!


Pena mesmo hoje o Brasil ser tão imperialista, ou americanizado para ser mais preciso. Se fossemos como em tempos passados quando tínhamos nas escolas francês e latim quem sabe estaríamos mais a par de nossos pares que originaram a maior revolução ideológica do planeta, a Revolução Francesa.

Liberté, Egalité , Fraternité. Esse mote ou lema que abriu o pensamento do mundo com perspectivas moderno-iluministas até hoje é sonhado por muitos. As ditas minorias! Dada a aprovação pelo Parlamento do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e a adopção por casais homossexuais nesta terça-feira (23), os franceses enfrentam um clima de tensão em várias partes do país.

Do lado de cá do oceano dentre um mar de notas não comentas a posteriori nas emissoras Record, Band, Globo, SBT sobre o tema... Não vi em outras emissoras infelizmente. Cheguei a uma conclusão, ou não. Notas sobre o Barcelona perder um jogo. para mim de importância nula, mereceu comentários longos e fervorosos, debates e etc... E a maior revolução da quinta república francesa, o Matrimonio Igualitário, como nota seca seguida de futebol ou da notícia que o ex-presidente que fala errado(ainda) vai ser colunista do The New York Time.

Os jornais impressos seguiram a Agenda Setting do conservadorismo brasileiro e deram notas dentro dos cadernos internacionais com pouco destaque, e em suas versões on line esconderam a notícia longe dos destaques. Sem contar que a maioria não habilitou a função de comentários justamente nesta nota.

Nos portais de notícias o mesmo, excepto pelo G1, que têm ainda em destaque a nota, esta de 23/04, e que se manteve por mais de 24h em destaque e com opção de comentários. No R7 está tão escondido que até usando sua ferramenta de busca foi difícil encontrar a nota. Ao passo de ver que não fora compartilhada por absolutamente ninguém, fui o número um a recomendar, retwittar e etcs...

A criação da "castirola?" teve por fim mais destaque. Eu chamaria de chocalho, e pronto, nada mais.

Então dei uma girada pelos diários de países dentre os 13 outros que já aprovaram o matrimonio igualitário. Um comentário na nota do espanhol, El País, me chamou atenção: "¿Acaso no hay adultos gays que provienen de matrimonio heterossexuales? Pensar antes de escribir no hace daño, pruébalo." - em um tom muito mais maduro que o do forum do G1, cito: "Pena de morte para aberrações da Humanidade!!!".

Bem aqui temos um pastor homófobo e fundamentalista em uma comissão de direitos humanos do congresso e na Espanha o Matrimonio Igualitário desde 2005. Ato comemorado também com a excelente comédia romântica, Reinas(Rainhas), 2005, onde a diva de Almodóvar, Carmem Maura faz a mãe de um dos primeiros 20 casais homossexuais que se casará graças a aprovação da lei no país(com legenda em português disponível no youtube inclusive).

O amadurecimento sócio-cultural desses países onde seres humanos independente de suas preferências afectivas é nítida, poderia ser seguida pela presidenta brasileira. Visto que Hollande, o presidente francês teve e cumpriu, a prometida e esperada por muitos lei de matrimonio igualitário, com uma de suas promessas de campanha. Enquanto isso Dilma falava em ato oficial sobre a cachirola.

O mais cristalizante, no sentido de fruta cristalizada(aquelas durinhas do panettone), é que a maioria absoluta das notas não esclarece o que mudou na legislação e no matrimonio no país que fora por séculos o baluarte de cultura, finess e boas maneiras. Para que esclarecer? Vamos confundir. Falar dos católicos e protestantes extremistas que se manifestado contra a nova lei.

Só para ajudar o povo a sair da ignorância quanto ao tema, compilei os dados fornecidos pelo diário O Globo:

Vamos as regras do matrimonio igualitário francês:

O casamento homossexual altera o Código Civil e outros 12 códigos da legislação francesa. Veja as principais medidas:

- Desde 1999, a união civil entre casais homossexuais era reconhecida, mas ela não criava vínculos de filiação entre dois parceiros e o eventual filho de um deles. A lei também não autorizava a adoção;

- A nova legislação reconhece a autoridade dos pais e regulariza a situação da criança; as palavras "pai" e "mãe" são substituídas por "pais" e "marido" e "mulher" por "esposos";

- Estende o direito de adoção de filhos aos casais gays;

- A lei não altera o regime de casamento, mas inclui casais homossexuais no mesmo regime, antes restrito a heterossexuais. Direitos como disputa pela guarda em caso de divórcio, pensão alimentícia e herança passam a ser iguais para todos;

- Inclui o direito de alteração do sobrenome em caso de casamento;

- Reconhece casamentos homossexuais realizados no exterior, como acontece com heterossexuais.

Nenhum comentário: