sexta-feira, outubro 08, 2010

Você conhece o Mário?

Cristini Moritz, Fernanda Dutra, Fernando Schweitzer e Filipe Cruz 


O que todo mundo almeja na carreira profissional é ganhar dinheiro fazendo o que gosta. Tanto é o prazer da profissão, que aos 74 anos, o escritor peruano Mario Vargas Llosa ainda não se aposentou. Tanta é a dedicação que o escritor também é o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2010. Além do reconhecimento que o prêmio proporciona, Llosa engordou a conta corrente somando cerca de R$ 2,7 milhões. 

O prêmio foi divulgado nesta quinta-feira (7), às 8h e após uma década que a língua espanhola não levava o prêmio, o peruano Llosa surpreendeu. Segundo a Academia Sueca, a cartografia das estruturas de poder e as imagens mordazes da resistência da revolta e da derrota do indivíduo foram os motivos que levaram o prêmio até Llosa. Dez anos atrás, em 1990, quem levou o Nobel foi o mexicano Octávio Paz.

 O Escrevinhador

A justa e tardia vitória do velho escritor, que engloba inúmeras qualidades por fim se deu. Com uma escrita magnífica, poderosíssima e personagens muito fortes, Llosa consegue transmitir em personagens os mais loucos pensamentos. O prêmio foi criticado por algumas pessoas e por outras, elogiado, como era de se esperar. O autor tem como diferencial ser um importante escritor devido à originalidade nas obras literárias, ressaltando o romantismo e a versatilidade na escrita. É também conhecido pelo pensamento independente, pela escrita magnífica e a força em contar as histórias dos personagens. 

Escritor, jornalista, ensaísta e político. Essa biografia poderia ser de um grande estadista, poderia, mas é de um escritor ainda por muitos desconhecidos. O peruano e hoje professor nos Estados Unidos, venceu o prêmio Nobel de Literatura de 2010. O prêmio foi anunciado nesta quinta-feira na sede da Academia Sueca, em Estocolmo, contemplando o escritor peruano, Mario Vargas Llosa.O autor usa o recurso da autobiografia, como em "A cidade e os cachorros" (1963), "A Casa Verde" (1966) e "Tia Júlia e o Escrevinhador" (1977), para retratar a realidade de seu continente e seu mundo. Por A cidade e os cachorros recebeu o Prêmio Biblioteca Breve da Editora Seix Barral e o Prêmio da Crítica de 1963.

O renomado prêmio nas ultimas décadas tem feito uma concessão a ordem natural do mundo unilateral e ditado pelo imperialismo. Desde Saramago, nota-se com mais clareza que os bichos vermelhos, podem superar o estigma do sócio-politicamente correto do mundo atual cristão e capitalista. Para o Nobel nascido em 1936, castas sociais e raciais, ainda são vigente hoje no Peru e na América Latina.

Sua temática central em todas suas obras é a luta pela liberdade individual na realidade opressiva do Peru. Vargas Llosa é primordialmente um herdeiro do existencialismo de Jean Paul Sartre. Considerado um dos maiores nomes da literatura em língua espanhola, e sabe-se lá porque essa limitação por parte da crítica, como se espanhol fora um idioma menor. 

Um comentário:

Cristini Moritz disse...

hahaha melhor dos melhores. o texto mais bem elaborado de toda a história.
- sim, conheço.