quinta-feira, outubro 07, 2010

Nobel de Literatura é do Peru:

Peruano vence prêmio Nobel de Literatura
 
Escritor, jornalista, ensaísta e político. Essa biografia poderia ser de um grande estadista, poderia, mas é de um escritor ainda por muitos desconhecidos. Ele que é peruano e hoje professor nos Estados Unidos, venceu o prêmio Nobel de Literatura de 2010. O prêmio foi anunciado nesta quinta-feira na sede da Academia Sueca, em Estocolmo, contemplando o escritor peruano, Mario Vargas Llosa.
O autor usa o recurso da autobiografia, como  em "A cidade e os cachorros" (1963), "A Casa Verde" (1966) e "Tia Júlia e o Escrevinhador"(1977), para retratar a realidade de seu continente e seu mundo. Por A cidade e os cachorros recebeu o Prêmio Biblioteca Breve da Editora Seix Barral e o Prêmio da Crítica de 1963.
Para o Nobel, castas sociais e raciais, ainda são vigente hoje  no Peru e na América Latina. Sua temática central em todas suas obras é a luta pela liberdade individual na realidade opressiva do Peru. Vargas Llosa é primordialmente um herdeiro do existencialismo de Jean Paul Sartre. Considerado um dos maiores nomes da literatura em língua espanhola, e sabe-se lá porque essa limitação por parte da crítica, como se espanhol fora um idioma menor. Nascido em 1936,
Entre suas principais obras estão "A Casa Verde", "Lituma nos Andes" e "A Cidade e os Cachorros". Seu mais recente trabalho, "Sabres & Utopias" (Editora Objetiva), chegou ao Brasil este mês. O livro reúne artigos sobre direitos humanos, história, artes plásticas, literatura e traz comentários sobre a política brasileira. Em novembro, os países de língua espanhola irão receber seu novo romance, "El Sueño del Celta".
Llosa já foi condecorado com o Prêmio Cervantes em 1994 e o Prêmio Príncipe das Astúrias de Letras Espanha em 1986, entre outros prêmios, e é membro da Real Academia Española desde 1994. Agora o autor recebe o reconhecimento de outra gama da literatura mundial, a saxônica. O Prêmio Nobel, que além do prestígio vem acompanhado de um prêmio em dinheiro de US$ 1,6 milhão.
O comitê do Nobel informou em um comunicado que Vargas Llosa recebeu o prêmio "por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual". Em 2009, o prêmio foi dado à escritora alemã Herta Müller, 12ª mulher a vencer o Nobel de Literatura.
O renomado prêmio nas ultimas décadas tem feito uma concessão a ordem natural do mundo unilateral e ditado pelo imperialismo. Desde Saramago, nota-se com mais clareza que os bichos vermelhos, podem superar o estigma do sócio-politicamente correto do mundo atual cristão e capitalista.

Nenhum comentário: