domingo, outubro 17, 2010

Chile: O globo encapsulado

Cristini Moritz, Doraci Skadas, Fernando Schweitzer,  João Salgado, Roberta Vasconcellos, Rodolfo Carreirão, Thiago França
O reality show de maior audiência da história

Editorial - Holofotes para o Chile

A decisão do Palácio de la Moneda em transformar o resgate num espetáculo midiático, tendo como figura principal o presidente chileno poderia acabar prejudicando a imagem do governo. Entretanto, não foi bem o que aconteceu. Piñera adotou uma postura arriscada obtendo êxito na escolha, pois conseguiu o apoio popular de, no mínimo, 50% dos chilenos, além, é claro dos parabéns apresentados pelo presidente Lula num telefonema durante mais um resgate concluído com sucesso.

O recente episódio ocorrido no Chile representa, acima de tudo, uma importante vitória política para o presidente do país, Sebastián Piñera, que após sete meses no comando do governo, conseguiu consolidar um índice de popularidade entre 53% e 57% - números levemente maiores do que os registrados na campanha presidencial que saldaram 52% das escolhas de voto, em janeiro do ano passado. No entanto, se comparados os índices ficam bem abaixos dos de sua antecessora, Michelle Bachelet, com aprovação superior a 70%.

Reality show da vida real: da mina para o mundo

O dia da criança foi marcado também com o dia do Resgate dos Mineiros Chilenos. O mundo se voltou para o país sul-americano. Mais de mil jornalistas do mundo todo fizeram a cobertura ao vivo do resgate dos 33 mineiros presos no Chile. Um grande circo foi montado ao redor da mina San José e alguns periódicos no mundo chegaram a comparar a cobertura com um reality show, em publicação o "The Guardian", escreveu que o drama é parecido com o "Big Brother".
A diferença é que as pessoas realmente se importaram com o que aconteceu com os mineiros, que ficaram mais de dois meses soterrados. "Parece com o Big Brother. A multidão, a torcida e as entrevistas, o dinheiro e os contratos de livros. Mas tem uma diferença: você se importa. Isso é incrivelmente tocante”, reafirmou o The Guardian, em publicação.
A cobertura parecia mais uma narrativa de novela minuto a minuto contando os dramas e o heróico resgate. Alguns dos principais jornais do mundo estipularam que os trinta e três homens recebam cerca de R$ 680 mil para dar entrevistas para canais americanos.

Lições do acidente

O incidente foi considerado uma fatalidade, mas é preciso ficar atento a algumas lições que podemos retirar dos fatos ocorridos, para que acontecimentos semelhantes não voltem a ocorrer. Foram 17 dias até que as equipes de resgate conseguissem estabelecer contato com o grupo e assim descobrir que todos estavam vivos.
O deslizamento foi causado por um fenômeno natural e expôs algumas fragilidades das empresas mineradoras que atuam no setor no Chile e fez repensar sobre as questões de segurança nas minas do mundo. Para o professor e especialista em mineração da Escola Superior Técnica da Renânia-Vestfália, Per Nicolai Martens, há mais lições a serem tomadas desse episódio. "No futuro, se chegar a acontecer outra vez algo parecido, os trabalhos de resgate sejam mais eficientes. Seguramente também se tomarão medidas para modificar a legislação relativa à tomada de decisões em termos de segurança, nestes casos", reflete.
A expectativa inicial oferecida pelas companhias era retirar os trabalhadores somente em dezembro, porém a intervenção do governo chileno, com apoio da Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica (NASA), o resgate foi antecipado três meses, fazendo um resgate em tempo recorde.

Revelações e escândalos

Saudade, felicidade, surpresas. Em meio a risos de alegria e choros de emoção, um a um dos mineiros expressavam nos rostos sentimentos fortes e coração palpitante. O suor que escorria pelos rostos dos homens era uma mistura de calor e nervosismo. E do outro lado filhos, esposas, namoradas, mães, irmãos, pais, mães e até amante, a espera de um milagre – reencontrar as pessoas amadas depois de 69 dias de tensão e muita fé.
À medida que cada mineiro era resgatado uma nova história surgia e assim as trinta e três vidas se tornaram públicas internacionalmente por diferentes razões.
Se para o oitavo mineiro resgatado da mina San José, Claudio Yáñez Lagos, a recepção foi feita pela namorada, Cristina Núñez, de quem recebeu um pedido de casamento e a quem havia prometido se casar se conseguisse sair vivo. Para o enfermeiro Yonni Barrios Rojas, 50 anos, que foi o vigésimo primeiro operário a ser resgatado. A recepção foi feita com um abraço apertado e alegria por Susana Valenzuela, apontada como "a outra", pela legítima esposa, Marta Salinas, casada há 28 anos com o minerador.
Víctor Zamora Bugueño, que desde 5 de agosto se transformou no "poeta" e no brincalhão do grupo dos mineradores presos, foi o 14º trabalhador a ser resgatado. Apesar de ter sofrido com desnutrição, ele se destacou pelo talento em escrever poemas que dedicava à esposa, grávida de três meses, e com a qual ficou um bom tempo abraçado após o resgate.
Carlos Barrios Contreras, 27 anos e o 13º a ser resgatado, ficou o tempo todo da clausura sem saber que seria pai pela segunda vez. Já com um filho de cinco anos, sua mulher soube que estava grávida uma semana depois do desmoronamento da mina San José. No entanto, foi orientada a não contar a novidade até que ele fosse resgatado.
Entre pedidos de casamento, revelações de adultério e descobertas de gravidez, cada mineiro voltava aos poucos a interagir com o mundo real. As mulheres esperavam ansiosas os maridos com vestidos novos e maquiadas. Os filhos de braços abertos em busca de um abraço fraterno. Já os “homens da mina” saiam emocionados e com alguns sinais de saúde frágil, mas sempre com a sensação de vitória.
Dias depois do término do resgate dos mineiros, sem dúvida uma das histórias mais comoventes e de superação do mundo, as famílias voltam a viver, mas com certeza as cenas que os homens assistiram ao ficar mais de dois meses soterrados, para sempre farão parte de suas memórias.

Entenda o caso por completo

Em 5 de agosto, um desmoronamento na mina de San José, no deserto do Atacama, no Chile, deixou 33 operários presos em uma galeria a 700 metros de profundidade. Após 17 dias de sondagens, as equipes de resgate conseguiram contato com o grupo. Deu-se então início a uma cuidadosa operação de salvamento, inicialmente prevista para durar até quatro meses.

Em 13 de outubro, após 69 dias de confinamento, todos os 33 mineiros foram resgatados. Mais que operários, os mineiros são sobreviventes. Apenas um estrangeiro e todo o planeta comovido. Traçamos o perfil de cada um dos 33 soterrados durante essas 10 semanas. A escolha de Ávalos tem, além disso, um caráter simbólico: foi o primeiro "rosto" da tragédia que percorreu o mundo, quando em 22 de agosto uma câmara de vídeo chegou ao interior da mina e ele se colocou diante do aparelho.

Alfonso Ávalos, pai dos irmãos Florencio e Rénan, não escondeu sua felicidade perante a decisão. "Fico muito feliz que meu filho seja o primeiro, é uma honra", disse ele. "Eles costumavam realizar os mesmos turnos, porque Florencio ensinava Renan, que estava em seus primeiros passos", explicou à imprensa sua irmã Katherine.

Perfil dos mineiros

1- Florencio Ávalos: 31 anos, capataz, casado e pai de um filho de sete anos. Irmão de Renán, outro dos mineiros presos. Por sua condição de capataz, era o segundo na hierarquia, depois do chefe de turno. Sua habilidade em lidar com situações críticas, juventude, assim como experiência na mina, (trabalha no setor há 8 anos) fez com que ele fosse escolhido para a ser o primeiro a subir por meio da cápsula.

2- Mario Sepúlveda: 40 anos, eletricista, casado. Foi o apresentador da maioria dos vídeos dos mineiros que foram divulgados. Após ser resgatado, ele agradeceu às autoridades pelo êxito na operação e criticou a situação das minas no Chile. "Não quero que me tratem como artista nem como animador, mas como o Mario Sepúlveda minerador", finalizou.

3- Juan Illanes: 52 anos, mineiro, casado. Veterano do conflito na fronteiro que quase gerou uma guerra entre o Chile e a Argentina, em 1978.

4- Carlos Mamani: boliviano de 23 anos, é operador de maquinário pesado, casado com a também boliviana Verónica Quispe e pai de uma filha de poucos meses. É o único do grupo que não é chileno. Ele agradeceu a oferta feita pessoalmente pelo presidente Evo Morales de retornar ao seu país, mas disse que ficará no Chile. A resposta do minerador frustrou as expectativas do líder boliviano, que previamente tinha manifestado seu desejo de levar o mineiro e sua família de volta ao país.

5- Jimmy Sánchez: 19 anos, mineiro, solteiro. É o mais jovem do grupo.

6- Osman Araya: 30 anos, mineiro, casado. Trabalhava somente há quatro meses na mina.

7- José Ojeda: 46 anos, encarregado da perfuração, viúvo. Sofre de diabetes e foi quem escreveu a mensagem que anunciou ao mundo que todos estavam com vida. "Estamos bem no refúgio, os 33."

8- Claudio Yáñez: 34 anos, operador de broca, solteiro.

9- Mario Gómez: 63 anos, motorista, casado. É o mais velho do grupo, e sua subida foi cercada de cuidados devido à sua condição de saúde, considerada mais delicada. É filho de mineiro e foi apelidado de "O Navegador", por seu passado como mercante da Marinha. Sua mulher, Lilian Ramírez, teme que ele volte a trabalhar nas minas, mesmo depois de passar por essa experiência.

10- Alex Vega: 32 anos, mecânico de maquinaria pesada, casado. Em 22 de setembro, comemorou seu aniversário dentro da mina.

11- Jorge Galleguillos: 56 anos, mineiros, casado. Trabalhou toda sua vida na mina e sofre de hipertensão.

12- Edison Peña: 34 anos, mineiro, solteiro. Na primeira gravação, expressou seu desespero ao dizer: "Quero sair logo".

13- Carlos Barrios: 27 anos, mineiro, solteiro. Seu pai, Antenor Barrios, disse como acho que ele estava após a primeira conversa: "Encontrei-o com forças e vontade. Uma voz forte e clara. Eu me emocionei."

14- Víctor Zamora: 33 anos, mecânico automotivo, casado. Preso na mina, o homem recebeu a confirmação de que sua mulher, Jéssica Cortez, está grávida.

15- Víctor Segovia: 48 anos, eletricista, casado. É o encarregado de registrar por escrito tudo o que acontece dentro da mina.

16- Daniel Herrera: 27 anos, motorista de caminhões, casado. Sua mãe, Alicia Campos, contou que prometeu não chorar quando conseguiu falar com ele lá embaixo. "Não cedi até que disse 'tchau, meu filhinho'", contou.

17- Omar Reygadas: 56 anos, eletricista, casado. Tinha acabado de começar a trabalhar na mina.

18- Esteban Rojas: 44 anos, encarregado de manutenção, casado. Ele prometeu por carta a sua mulher, Jessica Yáñez, com quem se casou no civil há 25 anos, que ao sair fariam uma cerimônia religiosa.

19. Pablo Rojas: 45 anos, carregador de explosivos, casado. Tinha menos de meio ano trabalhando na mina.

20. Dario Segovia: 48 anos, operador de broca, casado. Sua mulher, Jessica Chile, conseguiu falar com ele após 24 dias. "Ouvir sua voz foi um alívio para o meu coração", disse ela.

21. Yonni Barrios: 50 anos, eletricista, casado. Por seus conhecimentos de enfermaria, foi encarregado de elaborar relatórios médicos de seus companheiros e de vaciná-los. Do lado de fora, ele foi disputado a tapas por duas mulheres.

22- Samuel Avalos: 43 anos, acaba de chegar à superfície. Ele é o 22º mineiro resgatado.

23- Carlos Bugueño: 27 anos, solteiro. Antes de entrar na mina, trabalhava como segurança.

24- José Henríquez: 54 anos, encarregado de perfuração, casado. Tem sido o guia espiritual dos mineiros.

25- Renán Ávalos: 29 anos, solteiro. Renán trabalhava na mina há cinco meses e é irmão do capataz Florencio Ávalos.

26- Claudio Acuña: 44 anos, operador de perfuradora, solteiro. Declarado fanático pelo popular time de futebol Colo Colo.

27- Franklin Lobos: 53 anos, motorista, solteiro. Ex-jogador de futebol, com passagem rápida pela seleção chilena.

28- Richard Villarroel: 27 anos, mecânico, solteiro.

29- Juan Aguilar: 49 anos, supervisor, casado. Sua mulher, Cristy Coronado, disse: "Para mim isso é como um sonho. Às vezes, espero acordar e encontrar minha vida de antes."

30- Raúl Bustos: 40 anos, mecânico hidráulico, casado. Trabalhava como mecânico nos estaleiros da Marinha do Chile, em Talcahuano, um porto no sul, destruído pelo tsunami de 27 de fevereiro. Isso o obrigou a procurar trabalho na mina.

31- Pedro Cortez: 24 anos, eletricista, solteiro. Perdeu um dedo na mina há um ano.

32- Ariel Ticona: 29 anos, motorista de maquinário pesado, casado. Sua mulher, Margarita, deu à luz a sua terceira filha enquanto o marido estava preso na mina. A menina foi batizada de Esperanza.

33- Luis Urzúa: 54 anos, topógrafo e chefe de turno, casado. Ele exerceu a função de líder e foi o primeiro que falou com as autoridades.

A cápsula utilizada 

A cápsula intitulada Phoenix 2 resgatou um por um dos mineiros e para isso teve que fazer 78 viagens para conseguir levá-los a superfície. Pintada com as cores da bandeira do Chile, branco, azul e vermelho, a cápsula com quatro metros de altura e 53 centímetros de diâmetro e percorreu por meio de um canal de pedra, escavado com 66 centímetros de diâmetro. Antes de ser iniciado o resgate, a Phoenix 2 foi testada por seis vezes pela equipe técnica. A cápsula foi construída especialmente para essa operação de resgate dos mineiros soterrados, por ordem do governo, pela Marinha chilena.
Todos os resgatados foram recebidos pelos familiares num encontro muito emocionante e com intermináveis abraços. Estava presente no resgate o presidente do Chile, Sebastián Piñera e a esposa, além da equipe de resgate que esperaba na superficie.

Nenhum comentário: