quarta-feira, maio 07, 2008

Ídolos, manipulação por Ibope!





Rodrigo Faro nas gravações do Ídolos em Porto Alegre
Enviado especial na audição do Ídolos em Porto Alegre:
Será que o Ídolos terá Fama?
Matéria de Fernando Schweitzer

Após Leandro o Pica Pau (vencedor do Ídolos 1), que mal passou as 40mil cópias vendidas e Thaemy ( Quem? ), vencedora do Ídolos 2, que ainda não emplacou nas paradas, a Record tentá fazer a diferença ao produzir o Ídolos 3. Chamado apenas de Ídolos pela emissora, mas produzido pela produtora da Fremantle Media, como nas edições pelo SBT. O que já trás a velha questão: Será que vão fazer chacota com os candidatos como nas edições de outrora?
O início das gravações de Ídolos em Porto Alegre, na quinta-feira (1º) parou o centro da cidade gaúcha. Como na versão americana, bem como no programa feito antes pelo SBT, a gravação teve grandes filas de candidatos. Eram em torno de 2.000 candidatos, menos que nas versões 1 e 2 no SBT, embora que no total nacional a Record obteve o dobro de inscritos que a emissora de Sílvio Santos. As inscrições já beiram a 25.000 em todo o país, o que muito impulsionou esse número recorde é a eliminatória São Paulo com mais de 12.000 inscritos até o momento.
O programa entra na faixa de exibição do reality Troca de Família, que termina no dia 1 de maio. E substituirá O aprendiz 5, que entra no ar no dia 6 de maio, às 23h.
As comunidades sobre o programa agora na emissora dos bispos fervem de comentários, principalmente pelo desrespeito e falta de critérios para com os candidatos. Muitos reclamam que além de ficarem no frio e na chuva após horas sendo filmados, cantando para câmeras pra fazer número no vídeo, ainda se surpreenderam com 2 seletivas prévias uma no 2° dia nas dependências do Hotel Deville, onde fora realizada as gravações da 1ª eliminatória do programa, e uma outra no 3° dia. Pois apesar de no programa que irá ao ar é inverdade que todos os inscritos para cada eliminatória cantam para os jurados da TV. Existem 2 fases anteriores onde os candidatos se exibem para produtores anônimos.
Muitos se abismavam ao ver candidatos sem o menor preparo serem classificados para a audição com os jurados: a cantora Paula Lima, o empresário Luiz Calainho e o produtor Marco Camargo. Os jurados do Ídolos no SBT ainda têm contrato com a emissora. Enquanto profissionais inclusive com carteira da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), eram descartados e nem irão aparecer na telinha da Record, hoje detentora dos direitos do programa Ídolos no Brasil.
O início das gravações de Ídolos em Porto Alegre, foi marcado pelas grandes filas de candidatos que aguardavam para realizar a inscrição no programa ou apenas confirmar o cadastro já efetuado. O apresentador Rodrigo Faro, que está na cidade desde quarta-feira, aproveitou para acompanhar todo o processo de seleção e gravar as primeiras cabeças e chamadas do programa com a multidão. Depois de Porto Alegre o programa viaja para Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo.
Alguns candidatos indignados com a falta de respeito durante as gravações como a espera na chuva, a falta de critérios claros na seleção e a grosseria para com alguns de parte dos produtores, mesclada a decepção dos mais inocentes que acreditavam até então que televisão seria algo mais humano foram a tônica da primeira etapa das quatro audições em busca do “novo ídolo do Brasil”.
Dizem por aí que se a audiência for alta a Rede Globo que vive em Guerra Santa com a Record relançará o Fama, pois possui os direitos de produção para mais 3 edições caso tenha interesse. E para polemizar mais seria com a apresentação de Márcio Garcia, recém retirado da emissora da Barra Funda.
O fato que mais causou revolta realmente fora o de que apenas 150 candidatos, estes selecionados pela produção, cataram para os jurados da TV. A pré seleção é feita pela produção, que define quem canta ou não para os jurados do programa. Os candidatos são escutados em tendas dentro de um salão de festas do hotel da capital gaúcha.

Nenhum comentário: