segunda-feira, março 31, 2008

Guiana Francesa Pode Ficar Fora do Mercosul

Fernando Schweitzer, Florianópolis-SC - Ator Não-Global, Diretor Teatral, Cantor, Escritor e Jornalista

Lula chega à Guiana Francesa para reunião com Sarkozy http://br.noticias.yahoo.com/s/12022008/25/politica-lula-chega-guiana-francesa-reuniao-sarkozy.html

A Reportagem Original ( Trecho )
Vestindo uma guaiabera (camisa típica do Caribe), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou hoje na Guiana Francesa e foi recebido pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, que, em contrapartida, vestia um terno escuro. Os dois presidentes cumprimentaram os populares que estavam no local e, na tarde de hoje, assinarão o protocolo de cooperação para o desenvolvimento da região de fronteira, que contará, inclusive, com um fundo. Os valores desse fundo ainda não foram detalhados. Depois de passar em revista as tropas, os dois presidentes se deslocarão até a prefeitura, onde discutirão temas nas áreas de defesa ambiental e tecnológica.
Sarkozy oferecerá a Lula um almoço no Campo Bernet. Os dois presidentes ainda farão uma declaração à imprensa. No início da tarde, já do lado brasileiro, Lula terá encontro com lideranças políticas de Oiapoque. Às 15h50, o presidente embarcará para Macapá. Lula chegou ontem a Macapá e deveria ter chegado à Guiana Francesa às 9 horas de hoje, mas o encontro foi adiado em duas horas por conta do mau tempo. O percurso até a Guiana Francesa foi feito em uma lancha pelo rio Oiapoque.

Pasmo, por dois motivos, primeiramente pela minha desatenção e pela real falta de conhecimento de que a amiga França possui ainda uma colônia na América do Sul. Ora veja, eu me envergonho por não ter conhecimento sobre esse fato, mas me envergonho mais por nosso presidente estar fazendo tal parceria com a França, digo Guiana Francesa. O que me admira é a omissão na reportagem de que a Guiana Francesa (em francês Guyane française, oficialmente apenas Guyane) é um departamento ultramarino da França (département d'outre-mer, em francês) na costa atlântica da América do Sul (e, como tal, é o principal território da União Européia no continente). Então poderíamos fazer um tratado ou negociar algo com a União Européia através da Guiana? Não! Ela é só um departamento ultramarino da França.

A História
Colônia francesa até 1946, desde então a Guiana Francesa é um departamento ultramarino francês. Como parte integral da República Francesa, a Guiana Francesa é representada no Senado e na Assembléia Nacional da França, seus cidadãos votam para presidente da República Francesa, etc. Como parcela do território francês tanto quanto as partes da República Francesa localizadas no continente europeu, a Guiana Francesa é considerada parte da União Européia, e a moeda local é o euro, assim como os departamentos ultramarinos de Martinica, Guadalupe e Reunião.

Hora veja, então os amazônicos da região norte do Brasil são impedidos de migrarem, e/ou trabalharem, na Guiana porque a França não quer latinos em seu território. Agora entendi. Pois minerar e receber em Euro deve ser melhor que em reais.

A economia da Guiana
A economia da Guiana Francesa é baseada principalmente na pesca e na extração mineral. Além claro da base de lançamento de foguetes e satélites da Agência Espacial Europeia (ESA), situada em Kourou. O aluguel da base de lançamento rende dividendos à administração local.

A colônia
Há presença francesa na Guiana Francesa se dá desde pelo menos 1644. É interessante pensar nos tempos atuais da Globalização, que contra censo é termos uma Colônia oficial em domínio de uma potência Européia. Nestas horas que devemos pensar nos rompantes da nossa mídia que indigna-se tanto com medidas de Presidentes como Hugo Chaves e Evo Morales, e que querem controlar ou invadir a Amazônia Brasileira. Quando ao mesmo tempo temos uma Colônia administrada pela França querendo construir uma ponte sobre o Rio Oiapoque, para integrar a Guiana ao Brasil, em território de Floresta Equatorial e Amazônica. Impedir que os desempregados Brasileiros da longinqua região norte do extremo Oiapoque busquem trabalho no vizinho território Francês calados, e louvar uma ponto de milhões de Euros para que a França tenha um acesso facilitado as riquezas da Amazônia no mínimo é um contra censo de nossos queridos jornalões.

Alguém poderia questionar se não é pedir muito, se o nível de analfabetos no departamento ultramarino da Guiana, cujo na escola sempre me ensinaram erroneamente que era um dos “países” da América Latina. O nível de pobreza da população são os mesmos dos outros departamentos franceses? Os investimentos do Governo Sarkosy e seus antecessores sempre destinaram investimentos iguais ao departamento da Guiana? Ou será que este departamento é só uma jazida produtora de riquezas para a metrópole?

Guiana Francesa Pode Ficar Fora do Mercosul
Quem será que publicaria esta manchete? Estou triste com este fato. Após sonhar com uma América do Sul mais integrada, teremos que integrar a França ao Mercosul. Venezuela no livre comércio sulista seria terrível para nós dizem especialistas. Um retrocesso para o bloco! Bolívia não nos interessa comercialmente.
Mas esqueçamos os pseudo-economistas. Pensemos em uma reunião da cúpula do Mercosul em Caiena (Cayenne). Digamos que tenhamos representantes de Chile, Uruguai, Argentina, Paraguai, Brasil e os novos membros Bolívia, Colômbia, Venezuela e outros do pacto Andino e afins numa futura reunião de cúpula do bloco, esperando o membro rico e ilustre Sarkosy ou seu sucessor que se atrasara pois estava na capital de seu país, para dar a decisão final se aceita ou não tornar-se membro do Mercosul Afinal para quem mora no departamento da Guiana, têm como capital federal Paris. Será que a França topa?

Nenhum comentário: