segunda-feira, março 31, 2008

Brasileiros melhoram, mais ainda mentem

Brasileiros melhoram, mais ainda mentem na política
Fernando Schweitzer de Oliveira , Florianópolis-SC - Ator Não-Global, Diretor Teatral, Cantor, Escritor e Jornalista


A Agence France-Presse, que possui 110 escritórios e mais de 50 correspondentes em 165 países com cinco grandes sedes regionais, trás matéria vinculada em veículos diversos sobre um tal índice de “civismo” criado para medir o nível de civilidade do povo Chinês. Tal índice fora criado no objetivo de calcular o que deu ou não certo nas medidas que procuram fazer uma melhor imagem da China nas Olímpiadas de Pequim.

A matéria: “Chineses melhoram, mas ainda cospem muito nas ruas”, http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/080208/mundo/jo_pequim2008_sociedade trás um estudo onde em uma escala de um a cem, realizado pela Universidade de Renmin, de Pequim, fixou um "índice de civismo" a fim de avaliar a eficácia dos esforços do governo para melhorar as boas maneiras dos chineses. Entre outras questões, examinou-se o respeito às normas de saúde e ordem pública, a atitude em relação aos estrangeiros, o comportamento nos eventos esportivos e a vontade de contribuir positivamente nos Jogos Olímpicos.

Essa iniciativa poderia ocorrer no Brasil? Quem sabe índices de corrupção pudessem ser criados, para termos comparações científicas de quem roubou mais, se Lula ou FHC. Assim os mesmos não precisariam mais ficarem nesta guerrinha de ataques do jogo de empurra. Onde quem atirava pedras hoje experimenta o lado vidraça. E com um atirador competente, com tantos anos de vidraça, que embora as vezes erre a mira, acerta muito pois sabe os erros do inimigo, que são os mesmo que outrora foram os seus.

O estudo ainda trás curiosidades como: O estudo se concentrou em dez mil chineses e mil estrangeiros residentes em Pequim, assim como em 3.000 horas de observação dos lugares públicos.
Revelou que o costume de jogar lixo na rua diminuiu no ano passado para 2,8%, frente aos 5,6% de 2006, e o de não respeitar as filas caiu de 6% a 1,5%.
Aqui poderiam calcular p costume de empurrar escândalos para debaixo do tapete, que tal? Ou o costume de dizer que o crime feito por outro governo é pior, desconsiderando o fato e focando no malfeitor.

Fora feito também uma campanha onde se instaurou "um dia por mês de respeito às filas de espera", outra levou à multiplicação de multas por cuspir no chão e outra tirou os mendigos das ruas.

Poderia se fazer no Brasil um dia por mês onde se é proibido acusar sem provas, outro de multas para quem mete a mão no dinheiro público e outra tirando os mendigos pedintes de voto das ruas.

PEQUIM (AFP) - Os moradores de Pequim estão cuspindo menos nas ruas e furando menos filas, mas ainda não estão à altura da imagem que a China quer passar para o mundo durante os Jogos Olímpicos, segundo uma pesquisa publicada nesta sexta-feira pela agência Nova China.

Será que nós teríamos essa mesma postura para tentar impressionar a opinião pública mundial para algum evento futuro, ou pelo menos para melhor o mar de lama que vemos de jornalões a jornalinhos de bairro? Parece que temos sempre mais tragédias a contar do que vitórias.

Nenhum comentário: