segunda-feira, junho 27, 2016

Shopping catarinense na contra-mão do tempo



Sempre achamos curioso ao observar-se o mundo, pois ele muda, mas nem sempre os câmbios são positivos. Vide o caso do Shopping Itaguaçú na cidade de São José, encostadinho a capital do estado. Mas eis uma contradição, pois em sua página web usam dentre outras frases de efeito em uma imagem digital a seguinte frase: "A cada dia mais moderno".

Convivemos hoje e vivemos nesta convergência digital, tecnológica e frenética. Dentro desta perspectiva quase ninguém acima de 8 anos não possui um celular, ou tablet, ou computador, ou todos estes citados a recém.

Não vamos aqui discutir se é bom ou mal o uso dos aparelhos modernosos e de âmbito ligados a rede mundial de computadores, a internet. Pensemos apenas que este é um fato sócio cultural do momento. Neste sentido estabelecimentos de vários segmentos tem disponibilizado sinal gratuito de wi-fi para conexão a internet.

Mas surpreendentemente o Shopping Itaguaçú após uma reforma eterna, a qual molestou em demasia seus clientes, e é fato morto mas necessário de ressaltar-se que estamos a usar o termo clientes. Pois o termo inglês nada mais quer dizer que centro de compras. Portanto o serviço prestado é o de vendas, seja de roupas, alimentos, utensílios...

Explanado tudo isto é de se estarrecer o feito que se foi por um erro de projeto é uma gafe, se foi por ato pensado e proposital é uma vergonha. A grande angústia maior dentre tudo o que irei proferir é: Reformaram o recinto, colocaram novas escadas rolantes, mudaram o piso e... ESQUECERAM AS TOMADAS.

Mais além da demora na reforma do recinto, alteraram o acesso ao cinema o isolando atrás da entrada do parque de jogos e fliperamas, estrategicamente retiraram a antiga escada rolante central e colocaram dois pares nos extremos do shopping para dar mais movimento as lojas que estão mais longe do vão central que agora se tornou um mirante para o piso inferior.

Agora pensando que muitos ambientes comercial e aeroportos se esforçam na implementação de terminais de tomadas, ou o grande exemplo do Bar do Boni na Lagoa da Conceição que implementou lockers com tomadas e chave, aonde a pessoa pode carregar seu celular em segurança, vemos o shopping mais antigo da região a dar esta punhalada em seus frequentadores.

Somado a estes fatores a diminuição do espaço do cinema e a construção eterna do tal Boulevard Gastronômico que nunca se dá por fim, parece mesmo que o estabelecimento quer dar uma quinada e uma mudança de rumo no perfil de seus frequentadores.

Quem seria o gênio responsável pela proeza de retirar os cerca de 20 pontos de tomadas que haviam no Shopping Itaguaçú, fazer uma reforma, e com esta trazer um lindo e renovado ambiente livre de pontos com tais recursos.

Pensaram os clientes que o objetivo é descartar o público que frequenta a centros comerciais do gênero com ordenadores e afins, priorizando um público de outro perfil. Minha sugestão é que essa grande fatia do público boicote o recinto, ou o utilize exclusivamente para consumir sem a presença de aparelhos eletrônicos.

Shopping Itaguaçú, a cada dia mais moderno, só que não.

Nando Schweitzer, é além de jornalista um astuto observador da maldade imperialista e humana.

Nenhum comentário: