domingo, maio 31, 2015

Atróz e Sedutor: Gabriel Passos interpreta seminarista em peça polêmica

Em uma conversa bastante informal com o novo astro de Somente Tu e Eu, Gabriel Passos. Tentamos decifrar o compenetrado ator de olhar misterioso. Natural de Navegantes, no Vale do Itajaí, e vivendo hoje na capital catarinense ele terá sua estreia no próximo dia 12 de Junho, no Teatro da UBRO, no papel de um seminarista baiano que pretende fazer o Caminho de Santiago de Compostela.

S - Quando e como nasceu em você a vontade de ser artista de teatro?

Gabriel - O pesar que em mim floresceu me fez pensar sua possível irritação. algo como apontar pros outros enquanto sou eu o responsável; não, não és dessa braveza toda. Não tenho a exatidão dessa resposta, mas ao participar das aulas de violão que aconteciam na casa da cultura de navegantes conheci também a possibilidade de fazer aulas de teatro e no decorrer do curso me identifiquei com a atuação e desde então passei a pensar na possibilidade de uma carreira.

S - Você iniciou precocemente então?

Gabriel - Sim. 

S - Como foi sua primeira estreia?

Gabriel - Além do nervosismo por ser uma criança tímida. A satisfação decorrente das manifestações da platéia. Eu tinha 11 anos e apresentava teatros infantis. Crianças apresentando para crianças.

S - A qual tipo de peças você costuma prestigiar?

Gabriel - Em navegantes nunca assisti um teatro. foi em Itajaí que passei a assistir; sem muita opção, sabe? Eu assisto qualquer que seja o gênero, e não conheço tão bem essas teorias de teatro para poder qualificar. Assisti muitos que não gostei. Acho que o espetáculo seja de qual forma for, tem de causar alguma desconstrução, tem que arrastar o participante, de modo que ele não saia do teatro da mesma forma que entrou.

S - Você interpretará um baiano. Como foi a pesquisa para o papel?

Gabriel como Román
Gabriel - A peça estava montada e eu não tive muita colaboração na construção. Eu conheço poucos baianos pessoalmente mas admiro alguns artistas de lá. Usei estas referências.

S - Qual gênero de peças você prefere?

Gabriel - Independe, o gênero. O meu gosto pela obra é indiferente ao ser drama, comédia... Acredito que se tiver uma preocupação social, algum intuito de práxis, o espetáculo é válido.

S - Como você entrou para o elenco de Somente Tu e Eu?

Gabriel - Eu procurei no grupo Teatro em Florianópolis, no Facebook, e encontrei um anuncio do diretor da peça, mas sobre uma outro espetáculo, outra apresentação. Para Escova de Dentes, que é uma adaptação de um texto chileno para teatro de rua. Mas depois desse contato recebi o convite para atuar em Somente Tu e Eu. Foi logo após o primeiro ensaio da outra peça.

S - Você se não Tivesse no elenco, assistiria a Somente Tu e Eu?

Gabriel - Se eu estivesse pela cidade e soubesse da apresentação, assistiria por ser um teatro com preocupação política além do simples entretenimento.

S - Você interpreta um seminarista, como tal cheio de tabus. Quais são os seus?

Gabriel - Acho que os mesmos de qualquer rapaz latino americano de classe média no Brasil do século XXI. Os que você encontra em qualquer esquina, em qualquer pessoa ordinária feito eu.

S - Tipo...

Gabriel - Detestar jornalista. Ter aversão a entrevistas...

S - Pensa em fazer TV algum dia?

Gabriel - Acho que na tv atual não existe espaço para uma arte da práxis. 

S - Já teve vontade de fazer algo ousado que nunca faria?

Gabriel - Sequestrar um empresário e submete-lo a mesma exploração que exerce sobre seus funcionários menos valorizados.

Serviço:

Florianópolis, 12, 13 e 14 de Junho - 20h – TEATRO DA UBRO
Página Official: https://www.facebook.com/SomenteTueEu
Ingressos - R$ 30,00 (No dia)
Antecipados - R$ 20,00

Próximas funções:

São Paulo e Porto Alegre (Julho, datas a confirmar)

Nenhum comentário: