quarta-feira, setembro 25, 2013

Em atualização: A núvem tóxica que se alastra em São Francisco do Sul

Em atualização


Área atingida até o momento
Uma nuvem tóxica em São Francisco do Sul, devido ao vazamento de uma carga de nitrato de potássio em um terminal marítimo. Por volta de 22:30 começou o incêndio, a fumaça já atinge 3 bairros do entorno. Oitenta famílias se encontram em abrigos, pois tiveram de abandonar as suas residencias. Funcionários do Porto foram todos dispensados. Outras categorias, como estivadores, também não estão trabalhando. Bombeiros de várias cidades da região trabalham no galpão em chamas.




Ao inalar-se essa substancias a pessoa pode ter tonturas e desmaios. Bombeiros Voluntários atuam no combate as chamas que atingem os bairros Paulas, onde fica o terminal, Reta, Peroba, Sandra Regina, no Forte foram afetados. Cerca de 80 moradores, entre eles cerca de 40 idosos, do bairro Paulas foram levados pelos bombeiros para o Colégio Estadual Santa Catarina, que fica no Centro da cidade.

Não foi registrado nenhum caso grave, mas a população está chegando muito nervosa ao hospital em São Francisco do Sul, informou o Jornal A Notícia, através de seu site que está fazendo a cobertura on-line. A saída do centro de São Francisco do Sul para a BR-280 está totalmente congestionada, algumas pessoas buscam alternativas para evacuar a cidade pela SC-495. Chegada da fumaça do incêndio de São Francisco do Sul a Joinville está descartada segundo meteorologista da Epagri/Ciram,vento não deve mudar de direção

Mais de 400 moradores estão em um abrigo na Escola Claurinice Vieira, no bairro Rocio Grande, em São Francisco do Sul. Existe ainda o risco da nuvem se deslocar a cidades como Joinville e Navegantes.
Click e acompanhe aqui ao vivo imagens da cidade de São Francisco do Sul.

O produto tem reações ainda não completamente compreendidas pelos bombeiros, que não sabem o foco exato da chama. Pensando no uso de outros elementos além de água para diversificar e tornar mais eficaz o combate a combustão e a fumaça de gás que se alastra por cerca de 5 km.

http://www.vejoaovivo.com.br/sc/sao-francisco-do-sul/centro-historico.html

http://www.vejoaovivo.com.br/sc/sao-francisco-do-sul/av-atlantica-no-314-enseada.html

Foi montada pela Polícia Rodoviária Federal, uma barreira no trevo de Balneário Barra do Sul, em direção a São Francisco do Sul, para orientar as pessoas a não seguirem em direção ao município por volta das 8h. A polícia informou que o tráfego está bastante intenso no sentido São Francisco do Sul-Joinville porque alguns moradores estão deixando a cidade. Até as 11h, havia formação de fila de aproximadamente 4 km.

Bombeiros de São Francisco do Sul, Norte de Santa Catarina, tentam combater, desde o fim da noite desta terça-feira, um incêndio de grandes proporções em um terminal marítimo na BR-280, perto do porto da cidade, depois que uma carga de fertilizantes explodiu. O contêiner, segundo o Centro de Informações Toxicológicas (CIT) da Secretaria de Saúde de Santa Catarina, continha nitrato de amônia, difosfato de amônia e cloreto de potássio, o que provoca uma grande fumaça que se espalha pela cidade e já tem risco que chegar ao litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.

A supervisora do CIT, Marlene Zannin, explica que a população deve permanecer calma e atenta aos sintomas. Segundo ela, a dispersão dessas substâncias (nitrato de amônia, difosfato de amônia e cloreto de potássio) provoca alguns efeitos agudos, como tosse, pele avermelhada, olhos lacrimejantes e doloridos, além de congestionamento das vias orais.

Nenhum comentário: