terça-feira, março 27, 2018

Sucesso internacional do Humor Grotesco estreia em Florianópolis

A comédia de humor grotesco, O Cortejo, iniciará temporada no próximo dia 07 de Abril em Florianópolis e seguirá aos sábados de Abril, as 20h30, com a Cia. A Tribo da Arte no Teatro Bacchus Cavea, que faz parte do complexo cultural Nau Catarineta no bucólico bairro de Santo Antonio de Lisboa.

O Cortejo, no original, "ESPERANDO LA CARROZA" (Esperando o carro fúnebre) é um filme cômico cult argentino que estreou em 06 de maio de 1985, baseada na peça de gênero criollo grotesco (costumes) ou comédia de humor negro. Inspirado no jogo homônimo do uruguaio Jacobo Langsner que estreou pela Comédia Nacional do Uruguai em 1962 e foi dirigido por seu colega uruguaio Sergio Otermin. O espetáculo é a adaptação firmada pelo diretor e autor teatral galego, Nando Schweitzer de ESPERANDO LA CARROZA(1962). Usado o texto original uruguaio de Jacobo Langsner, mesclado a versão cinematográfica argentina(1985) e ambientada no bairro paulista do Bixiga, retrata uma típica família italiana e conflitos universais.

O Cortejo teve sua estreia em novembro(2016) fazendo longa temporada todos os sábados no Centro Cultural Matrika, no momento em reformas para readequação e agora regressará em apresentações pontuais por vários municípios do estado. No Brasil o gênero de humor grotesco praticamente inexiste. Somado a este fator, o ineditismo do autor Jacobo Langsner foram a grande prerrogativa da decisão da Companhia A Tribo da Arte em traduzir, adaptar e produzir o seu maior sucesso em nível internacional. O romeno, radicado no Uruguai, e ainda vivo recebe de nossa parte o empenho de honrar sua trajetória de prêmios em ambos lados do Atlântico.

São o tripé de nossa montagem a pesquisa linguística do sotaque típico do bairro do Bixiga, na capital paulista que abriga a maior colônia de italianos e ascendentes do planeta praticando a uniformização da linguagem e sonoridade; a crítica sociocultural abordada no texto quanto ao descarte dos idosos em uma sociedade brasileira que em sua média envelhece a passos largos; e a desconstrução do discurso de que o único teatro possível é o subsidiado, superfaturado e insípido teatro com atores globais e grandes patrocínios como forma de entretenimento e instrumento artístico, ou de reflexão.

A octogenária Mama Cora (Nando Schweitzer), tem quatro filhos: Antonio (Kleber Soares), Sérgio (Maykon Ramos), Emilia (Jouber Albuquerque) e Giorgio (Wagner Cabral). Cora vive com este último, que passa por uma situação econômica angustiante, estresse financeiro e falta de espaço. Conflitos de gerações constantes somados ao péssimo humor de sua nora, Susana(Caren Odebrecht), disparam a trama de O Cortejo. Susana após ter uma maionese transformada acidentalmente em flã por Mama Cora vai desesperadamente a casa de seu cuinhado Sergio, implorar para que a idosa vá viver com ele por um tempo. Ela que estava a preparar maionese, e foi ao encontro de sua filha, deixando-a a merce de Mama Cora. Chegando furiosa a casa de Sérgio, que espera a ala rica da família para o almoço de domingo preparado por sua esposa, a Elvira(Aline Caminha) e sua filha Matilde(Yasmin Krug). Em meio a discussão de onde irão descartar a ancião e matriarca chegam os novos-ricos Antonio e Nora(Ju Linhares), sua esposa, que têm promovido o almoço econômica e socialmente em circunstâncias pouco claras.

O destino de Mama Cora enquanto o almoço não se inicia é desconhecido. Ao passo que ninguém quer assumir a responsabilidade para com a idosa, e cada um tentará impor a sua opinião, a ancião desaparece. Ao buscar sem encontrá-la os filhos fazem uma denúncia do desaparecimento a polícia e logo chega a notícia de que foi encontrado o cadáver desfigurado de uma velha debaixo de um trem. Os filhos fazem o reconhecimento do corpo se inicia o funeral aonde se revelarão muitos fatos obscuros desta peculiar família de ascendentes italianos do Bairro do Bixiga, pois algo há de se fazer enquanto todos estão Esperando o Cortejo.

Sábados de Abril, as 20:30
Ingresso - 30,00; estudantes e moradores do Santo Antonio de Lisboa 15,00
Nau Catarineta
Rua Cônego Serpa, n. 30, Santo Antônio de Lisboa
https://www.facebook.com/EspetaculoOCortejo
Ingressos: retirada uma hora antes do espetáculo
* Reservas pelo telefone 48 99697 8890
Meia entrada é aplicada a moradores de Santo Antônio de Lisboa, classe artística, estudantes, professores, maiores de 60 anos e portadores de necessidades especiais.

Elenco 2018

Giorgio – WAGNER CABRAL 
Susana - CAREN ODEBRECHT
Mama Cora – NANDO SCHWEITZER
Sergio – MAYKON RAMOS
Elvira – ALINE CAMINHA
Matilde - YASMIN KRUG
Nora – JU LINHARES
Antonio – KLEBER SOARES
Emilia - JOUBER ALBUQUERQUE

ADAPTADO E DIRIGIDO POR NANDO SCHWEITZER

Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/427045404379161/

Visto a falta de elenco para projetos ousados e sem patrocínio na cidade de Florianópolis o diretor galego residente na capital catarinense buscou uma solução inusitada para sua nova peça Somente Tu e Eu, que fará temporada paralela a "O Cortejo", e terão temporada tripla em várias cidades com a remontagem de Bacalhau Regado ao Vinho que completou 20 anos em 2018 regressará, além da inédita adaptação de Eles Não Usam Black Tie, inspirada na obra de Gianfrancesco Guarnieri.


Nenhum comentário: