quinta-feira, março 19, 2015

O fascista é você!

Por Fernando Schweitzer


Me preocupa que o establishment das pessoas possa ao mesmo tempo gritar por mudança, mas não saiba para onde. Quando vemos pessoas achando que mudar é voltar a um partido que já governou o país, ou manter um que faz um governo de continuidade sistêmica ao governo FHC me assusto. E entendo porque em 2006 chamavam Heloísa Helena de insana. É louco pensar fora dos limites impositivos e sócio-normativos. Se querem mudança dentro das regras atuais, de verdade, votem em candidatos que nunca estiveram no poder.

Porque falar de política dentro do gueto, no nicho? Porque sim, todos pagamos impostos. E sim, todos somos responsáveis pelo que está acontecendo aqui e no planeta.

Irão perguntar o que está a suceder? Não. Eis a questão. A despolitização atinge também os ditos LGBTs. Mais triste que ver o povo, genérico, neste domingo pedindo o regresso do período de exceção foi ver pessoas que foram sistematicamente perseguidas como grupo social fazê-lo também.

Em um país aonde a arte, a sensibilidade e o ser humano tem pouco valor, amigos e parentes de Reinaldo Pepe dos Santos, 40 anos, já estavam acostumados a aplaudir o bailarino. Alguém que por si só vencera preconceitos. O reconhecimento como artista e o fato de ser considerado exemplo entre os amigos porém de nada serviram em um momento crucial. Nesta quarta-feira(18) quando ele foi velado e sepultado, no Cemitério Campo Santo, na Federação na cidade de Salvador, depois dos aplausos a tristeza e a revolta assumiram a face dos presentes.

É. Mais uma vez meus queridos. Mas uma vez a falta de coerência humano e o preconceito venceu. Vais dizer que a culpa é do homófobo? Não só! Temos hoje no mais alto cargo da república bananeira alguém que se diz de esquerda, defensora do povo e das minorias. Bem, segundo o IBGE, também vinculado ao governo, os LGBTs são 12,78%. ALOUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU... Estamos a falar dos que se assumem perante ao censor nas entrevistas do IBGE.

A grande dúvida que me assola é. Se somos 12,78%, porque Luciana Genro a única candidata presidencial das últimas eleições a defender a população LGBT não teve 12,78% dos votos? Porque ainda tenho de suportar em cada esquina, em cada balada, em cada guichê ao pagar uma conta, na universidade, no inferno desta minha vida de merda LGBTs de direita?

Respondo. Por falta de porte de arma. Pois se o tivesse eu seria um skean head político. Sapatão de direita guilhotina, viado de direita pau de arara, transexual de direita bolsa família... Já respirei fundo 17 vezes. Seguimos. Vamos dividir as responsabilidades. Se cada um decrépito que chora em velórios de vítimas de homofobia que votassem na direita conservadora e golpista pudéssemos dar uma sova, passaria a me sentir um ser humano feliz.

De que paçocas serve chorar pela perda do seu irmão ou irmã morta, pelo mero fato de ser quem é, se votastes nos assassinos destes?

Sabe porque LGBTs irão continuar a morrer? Aliás como eu avisei em meu artigo de carnaval. Porque você é uma merda inerte que valoriza e alimento o fascismo dentro do seu bairro, do seu país, do seu emprego, da sua casa. Para de apontar viado. Deixa de acusar o outro travesti. Basta de por a culpa na sociedade sapatão. O fascista aqui é você! O conivente é você!!! E quem chora? Você.

Confesso que estou a 29 horas sem dormir, tentando não falar, não esbravejar, não escrever... Mas você reacionário me provoca.

Nenhum comentário: