quinta-feira, janeiro 16, 2014

Auto-respeito, nos falta!

Fernando Schweitzer - Diretor Teatral e Jornalista


Quando o limite do certo e do errado perdem sentido? Quando desvelamos preconceitos e pré-julgamentos. Teoricamente. Ninguém tem o direito de determinar os trilhos para outros caminharem... Isso bem é verdade, ao menos filosoficamente.

A lei máxima de um país sempre é a sua constituição. Eis aí uma grande malha de dúvidas para nós reles mortais não legisladores, nem estudantes perenes de causa, ou peritos em leis constitucionais. Em nenhum país do mundo de meu conhecimento se tem na escola uma disciplina chamada "Constituição", embora religião seja obrigatória em vários.

Os tempos mudam, as sócio culturas transformam-se aos poucos, as vezes recebem choques. O choque anterior no país dos estádios faraônicos, dos hospitais deteriorados, dos trens e metrôs superfaturados, mensalões e assassinatos por homofobia com direito a torturas e uma lança cravada na perna a vítima.


Paremos a analisar coisas sutis. Quem nunca ao viver no interior não sonhou com o dia de ter um Atari, ou um televisor colorido? Esse era o sonho de minha infância e da maioria dos rapazotes. Hoje crianças ganham patinetes motorizados de cerca de R$ 2.385,00. Sim os tempos mudam.


Nossa sociedade é servilista? Não é utilitária. Senti isso na pele, outro dia ao cantar em um concurso onde um rapaz que recém havia conhecido foi a única a quem pude abraçar ao sair do palco. Enquanto os vários amigos de longa data não estiveram presentes. Obviamente este tinha seu objetivo utilitário, uma transa. Logo de lá saímos e fomos a um ambiente mais aconchegante, pois ele queria muito dar.

Doravante seguimos nos fingindo de puritanos no trabalho, escolas, nas ruas, campos construções e não conseguimos jamais enternecer-nos pelo drama e conflitos existenciais alheios seremos utilitários. Como uma Kombi velha, apenas utilitários. Não alcançaremos o mérito para tal e como tal ser dito epígrafemente humanos.

Se bem os humanos estão em escassez, os quase santos também. Até o papa admitiu recentemente que existem pedófilos entre sacerdotes e funcionários da igreja. Bom se padre recebe salário ele também é um funcionário, que deve obedecer a seu patrão... Foco!

Certo ou errado? Certo você seguir o que outras pessoas de valores hipócritas definem ser certo. Errado você seguir sua natureza. Critérios sempre, censura nunca mais. O seu direito em sociedade está restrito por um único bastião: "Nunca, jamais, nunca e jamais invadir o direito do outro...". Dá pra tentar?

Respeite-se ou se torne um ermitão! Repeite ou aceite o processo por cercear a liberdade do próximo. Um dos poucos artigos da constituição que vagamente lembro é o 5º em seu inciso IX: "...é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença."

Então não necessitamos pedir licença a ninguém para sermos nós mesmos. Você precisa? Se pensou em responder sim, é porque você se auto-desrespeita.

Nenhum comentário: