domingo, outubro 04, 2009

La negra, a grande estrela hoje nos deixou

Fernando Schweitzer
Correspondente em Buenos Aires


Argentina em luto. Faleceu Mercedes Sosa, hoje 4 de Outubro de 2009, a artista nascida em Tucumán, exilada política sendo proibida de pisar em solo argentino pelos militares na década de 70. expoentes da Nueva Canción, um movimento musical latino-americano da década de 60, com raízes africanas, cubanas, andinas e espanholas. No Brasil, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, entre outros artistas, são expressões da Nueva Canción, marcada por uma ideologia de rechaço ao que entendiam como imperialismo norte-americano, consumismo e desigualdade social.

Seu corpo será velado no Congresso Nacional Argentino em Buenos Aires, até as 12h do próximo dia. Com mais de 50 álbuns na carreira "La Negra" como carinhosamente fora apelidada, recém gravou seu ultimo disco, um álbum duplo contando com várias participações. Dentre tantas figuras expressivas internacionalmente participaram Joaquín Sabina e Caetano Veloso.

A fila para a despedida a grande cantora chega a mais de 2 quadras. Mercedez a alguns dias teve um agravamento em seu estado de saúde levando-a UTI a ois dias atrás. Um de seus mais memoráveis momentos de uma carreira repleta de êxitos foi ao apresentar-se no Carnegie Hall e ser ovacionada por mais de 15 minutos.

O sentimento de comoção inunda ao país portenho. A sempre tao efusiva artista nos deixa, mais sua grande obra inexoravelmente resiste, tal e qual ela mesma resistiu aos anos de chumbo e a expulsão de seu amado país em um de seus momentos mais críticos. Seu ultimo lançamento "Cantora" recém saiu e é o "regalo" derradeira dessa estrala da música latina.


Fernando Schweitzer
Correspondente em Buenos Aires

Nenhum comentário: