quarta-feira, junho 17, 2009

G1, R7 por FS1

Fernando Schweitzer, Buenos Aires/ARG - Ator Não-Global, Diretor Teatral, Cantor, Escritor e Jornalista



É engraçado mais quando se pensa que a ofensiva da Rede Record, onde tenta não só na nave mãe, bem como em outras gamas se igualar a concorrente. A técnica é a mesma usada pela TV Globo nos terríveis anos finais da turbulenta década de 60 para tornar-se líder. Copiar o formato de grade da TV Excelsior, e alguns programas das TVs Tupi y Record, bem como de sacar artistas a peso de ouro de suas concorrentes.

Logo as operações do portal "R7" começarão. Não é um fuzil, tão pouco uma pistola, mas será mais uma arma de equiparação ao poderio global pela rede da barra funda. No próximo dia 29, mesmo dia em que a newsroom da emissora será reinaugurada para marcar a estréia de Ana Paula Padrão à frente do novo "Jornal da Record". Já diria minha mãe: Era só o que faltava? Fizeram canal de notícias 24 horas, novela com atores de novela da Globo, estão querendo contratar o Gugu do SBT ( que até a Globo já quis em tempos passados ), tinham tentado o Faustão e o Luciano Huck ( uma tentativa de vingança pela retirada estratégica de Márcio Garcia, que ameaçava Hulk e a insossa sessão de filmes de sábado a tarde da poderosa), contrataram a mulher do Rei do Gado... Onde isso vai parar?

Não sei se sou capaz de responder a esta pergunta, será que alguém conseguiria. Mais pode se pensar tranquilamente que vai longe.

Será outra copia ou coincidência ou concorrência?

A Record está já está na web com endereço próprio a muito, mas o site é apenas institucional e apresenta a programação da emissora. Também sustenta um canal de vídeos no YouTube, lançado em parceria com o Google, que substituiu o portal dentro do sítio da emissora que dispunha toda sua programação ao dia seguinte da exibição. A parceria com Google/Youtube .teve como objetivo divulgar os destaques da programação, exibir chamadas e trechos dos programas e novelas que o canal transmite dentro desta plataforma que tem por si só um imenso fluxo de acesso autônomo onde a divulgação se faz desnecessária muitas vezes. O novo portal como o "G1" terá um espaço dedicado à imprensa, com informações sobre a rede.

O "R7" deverá ser lançado oficialmente em setembro, fazendo parte das comemorações de 56 anos da Rede Record. Segundo a revista Veja, assim como o G1, da Globo, o R7 terá vídeos da Record, da Record News e material original produzido por 130 jornalistas.

Em tempos onde finalmente Record consegue e relativamente com êxito e momentos de liderança ter seu show realidade, como já suas duas grandes rivais tiveram. Depois do fenômeno "Casa dos Artistas" no SBT, BBB´s na Globo, ela tasca com a sua versão de rural de realite, intitulada "A Fazenda".

Record auto antropológica

O que a muito não se pensava e hoje em dia começa a se tornar realidade é que a emissora construiu de certa forma seus casting de celebridades. Prova disso tem sido as entrevistas feitas com os recém saídos "heróis" como diria o famigerado jargão "Pedrobialziano" do realite a moda caipira. Com invejáveis 8 pontos de média, pico de 11 e share de 25%. Com a eliminada de A Fazenda, Babi Xavier, como uma das principais atrações, o Hoje em Dia garantiu a liderança contra inclusive o jogo da seleção brasileira de Futebol "Dunguiana". O programa foi exibido entre 9h30 e 13h09, mas os picos de audiência foram com a heroína recém chegada da roça.

Até a concorrência repercute

Depois do puxão de orelha que levou da Globo, o diretor Boninho saiu do Twitter. Segundo fontes de Fabiola Reippert da Folha Online: Depois de falar mal do realite da Record. Pesou e ficou chato o clima. O diretor está inconformado que "Jogo Duro" perdeu de "A Fazenda" no Ibope. No minuto a minuto, a maior diferença entre os dois foi de 23 a 13 em confronto direto

Histerias a parte

Quando tomo a liberdade de escrever sobre algo obviamente que tento ser ético, mas acabo sempre me empolgando na histeria dos fatos que abordo, talvez na social-histeria ou na minha própria. Acabo por abarcar em minhas torpes linhas de algo que me resta de sanidade e raciocínio mais assuntos que queria ou deveria falar. E nessa onda louco que desejo nao deixar passar essa e parafrasear a frase histérica, digo histórica, do produtor Boninho: "Eu não preciso ter ética, eu não sou jornalista". Depois de criticar o jornalista Brito Jr. seu atual concorrente direto. Digo eu: "Eu preciso ter ética, eu não sou o Boninho". Ademais ressalvo, nem sempre se consegue se-lo, mas que me dá um enorme prazer em tentar... Ah isso dá!

Esperemos os próximos passos do elefantinho chamado mídia brasileira. Seja G1, R7, G8 ou AR-17 ou que sigla venha a nosso encontro que tenham ética. Sao palavras de FS1 (Fernando Schweitzer em primeira pessoa ). E esperemos que essa gigante seja tão ética um dia quanto é forte.


Fernando Schweitzer, Buenos Aires/ARG - Ator Não-Global, Diretor Teatral, Cantor, Escritor e Jornalista

Nenhum comentário: