quinta-feira, maio 03, 2018

Imbituba receberá neste domingo comédia sobre velório

A peça esteve um mês em cartaz em Florianópolis aos sábados de Abril no mítico bairro Santo Antonio de Lisboa. O público pode se deliciar com uma trabalho eclético com forte base no estudo de sotaques e pesquisa histórica para adaptação e tradução do texto. Um domingo em que Mama Cora, a matriarca dos Buscarolli de Musicardi é dada como desaparecida e depois como morta são o disparador desta comédia grotesca que chegará neste domingo(06) a cidade de Imbituba com sessões as 16h e 19h no Teatro Usina.

O Cortejo é a adaptação firmada pelo diretor e autor teatral galego, Nando Schweitzer. Usado o texto do uruguaio Jacobo Langsner, mesclado a versão cinematográfica argentina(1985) e ambientada no bairro paulista do Bixiga. Esperando la Carroza(título original) é uma comédia ácida e de matizes muito rebuscados, o termo no castelhano rio-platense significa "cortejo fúnebre" ou velório. A montagem emerge no contexto do atual teatro brasileiro insosso e repetitivo como um ar remoçado em meio a espetáculos inacessível ao grande público que migrou nos últimos anos para o cinema norte-americano ou a comédia de baixo QI ao estilo stand-up comedy.

Com uma proposta cênica ousada, o espetáculo promete a seu público como meta o mínimo de 57 gargalhadas garantidas ou seu ingresso de volta. Claro que se a pessoa tiver um bom nível intelectual ela dobrará a meta. Em uma adaptação interativa e fugaz o eclético elenco composto por atores de 2 nacionalidades em uma formação completamente distinta buscará abordar através do humor grotesco crioulo contido a base textual da obra do uruguaio Jacobo Langsner delicados temas como diferenças sociais, traição e falsidade, além do descarte de pessoas da terceira idade por familiares.

No Brasil o gênero de humor grotesco é praticamente inexiste. Somado a este fator, o ineditismo do autor Jacobo Langsner foram a grande prerrogativa da decisão da Companhia A Tribo da Arte em traduzir, adaptar e produzir o seu maior sucesso em nível internacional. O romeno, radicado no Uruguai, e ainda vivo recebe de então a promessa dos artistas de honrar sua trajetória de prêmios em ambos lados do Atlântico.


Teatro Usina: (48) 9-9946-1559 / 9-9903-0909 / 9-9978-9873 ou por e-mail desmontagemcenica@gmail.com 

Nenhum comentário: