sexta-feira, dezembro 22, 2017

Receita de forno: Peru de Natal, à moda Schweitzer (Sem passas)

Peru de nadal
Receita para forno com recheio para o Natal – 120 minutos
Se você nunca pois as mão na massa ou no peru, eis aqui a receita para o peru assado mais pá que irás achar. Agora vamos lá, mas não pense que o enchimento também não é delicioso.
Ingredientes:
1 peru de cerca de 3 a 3,5 kg.
150 damascos secos e 2 maçãs.
2 ovos
1 cebola grande
5  fatias de pao velho raspado
500 gramas de carne magra de porco picada
200 gramas de bacon
1/2  xícara de leite
Molho de tomate, sal, pimenta, óleo, manteiga ou margarina
Passos para execução
Peça ao seu açougueiro, ou com cuidado o faça você, um corte a partir da metade do peito até a croaca. Em uma panela com manteiga derretida quente, coloque para fritar a cebola, cortada bem petitt(pequena). Quando o caldo da cebola verter, adicione as fatias cortadas em pequenas tiras de bacon, e refogue um par de minutos, mexendo.
Adicione a carne de porco picada e colocar um pouco de sal e pimenta, refogue não mais do que 5 minutos. Passa o conteúdo da panela para uma tigela, acrescente o pão (que vai ter esmagado no triturador), damascos secos, molho de tomate feito uma hora antes e as maçãs descascadas e cortadas em cubos, e meio copo de leite. Também acrescenta dois ovos, toda casco sem batida. Coloque sal e pimenta e salsinha picada. Misture com as mãos, tão bom, fazendo uma mistura homogênea.
Tome o peru pela abertura no peito, que você tem feito anteriormente, mexa o conteúdo da tigela com enchimento e coloque nesta cavidade. Com pauzinhos ou com barbante de cozinha e de agulha grande, costure o peito você deixou aberta. Passe sal e pimenta por fora e unte o peru com manteiga ou margarina, em todos os lugares. Regue com um pouco de conhaque ou um vinho seco, e colocar no fundo água na medida de um dedo.
Coloque-o no forno, pré-aquecido a 180 graus e deixe por 2 a 2,5 horas, até ver que, ao clicar com um espeto se pode perfurar a carne facilmente facilmente. Quando você vê que já, retire-o do forno, descosa o peito com uma colher e e reserve em uma travessa todo o recheio,  este que servirá como enfeite. Você terá um peru bronzeado e suculento, e muito requintado. O caldo da assadeira pode ser colocado por cima para dar mais sabor, e umedecer a carne posteriormente.
Agradeçam-me ao melhor peru de suas vidas, e caiam de boca. Pode-se ter dúvidas quanto a origem do natal, deste tradição, mas ao menos o peru tem de estar bom pra compensar aguentar os familiares nesta noite….
PS>: Acompanhe com arroz gratinado na manteiga, e nada de salpicão com uva passa, por favor. Seja na farofa, no recheio ou no salpicão substitua a uva por damascos secos…. Viva com glamour essa reta final de 2015! Decore com frutas frescas a hora de servir(cerejas, peras em rodelas, morangos…)
* Se você achar necessário enquanto assa o peru jogue o caldo aos poucos adicionando um pouco de água na travessa para que não se grude ao fundo. Vá regando frequentemente peru com seu próprio suco, que vai cair na assadeira.
Nando Schweitzer é Jornalista, Diretor Teatral e Cantor. E gosta muito de comer…

Nenhum comentário: