domingo, maio 01, 2016

Obra norueguesa estreia em Joinville e Florianópolis no mês de maio

Espetáculo terá estreia nas duas maiores cidades do estado

Com pre-estreia marcada para 21 de Maio em Florianópolis, a mais recente montagem de Espectros, clássico de Henrik Ibsen, também fará apresentação em Joinville nos dias 28 e 29 deste mesmo mês. A adaptação do texto está baseada em 3 versões(catalão, espanhol e a original em norueguês), é assinada pelo dramaturgo e diretor da peça, Nando Schweitzer, e será inspirada no realismo italiano da década de 40. 

A  trama nesta versão da Companhia A Tribo da Arte trará ao texto um frescor e atualização dramatúrgica, colocando todas as personagens como vilões. Ademais, o texto foi traduzido aos poucos durante a montagem, possibilitando aos atores um leque de matizes muito vasto para criar as emoções em seus papéis, além de um desafio profundo, mergulhando na psique do autor. 

Espectros (em norueguês Gengagere) é uma peça teatral escrita pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen e publicada em 1881, causando a época vários protestos, sob a acusação de pregar o “amor livre”, e violar “tabus”. Muitos exemplares do livro foram devolvidos ao editor. A primeira edição do livro(Gyldendalske Boghandels Forlag), em Copenhague, é de 13 de dezembro de 1881 e teve 10.000 exemplares impressos. O suspense é tido como uma das primeiras obras teatrais psicológicas da história contemporânea.

Carolina Verissimo, Helene
Spoiler - Helene Alving(Carolina Verissimo) é uma viúva que tem em seu marido, o já falecido Capitão Alving, a personificação de seu sofrimento e a sombra dura de um casamento que lhe trouxe apenas duas coisas boas; seu patrimônio e seu amado filho Oswald(Jhonatan Carraro), um inveterado artista e boêmio, único filho fruto do casamento de Helene e Capitão Alving. Madame Alving por motivos secretos mantem desde pequeno o filho fora da Noruega, em Paris. Ao passo em que se inaugurará um orfanato e monumento em memória a Capitão Alving o jovem Oswald regressara a cidade e a ambiciosa Regina Egstrand(Pamela Marriot), criada da casa, tentará seduzi-lo. Ela terá de tirar todos de seu caminho, principalmente seu pai Jacob, um velho carpinteiro de pouca instrução e bêbado, sempre pronto a tirar vantagem de tudo, até mesmo de sua filha. Mas todos têm como os olhos e fiscal de suas condutas o misterioso e conservador Pastor Manders, tutor do novo asilo e eterno vigilante de tudo que ocorre no vilarejo.

Trailler em HD: https://youtu.be/FEBun1zeyRU 

Serviço

Florianópolis - 21/05 (Pré-Estreia) SEST/SENAT 
VENDAS ANTECIPADAS COM DESCONTO:
VARAL Camisetas - R. TENENTE SILVEIRA, 111, G. PARTHENON, CENTRO - FLORIANÓPOLIS

Pamela Mariot, Regina
Sobre o elenco - Carolina Verissimo é nesta montagem a senhoura Helene Alving. A atriz e poeta iniciou sua trajetória teatral no ano de 2015 na própria A Trio da Arte. Ela atuou em 2 outros espetáculos   da companhia Mono Logos Mono e Bacalhau Regado ao Vinho. Nando Schweitzer é em nosso espetáculo o ambicioso Jacob Egstrand. O ator em sua última obra antes do auto-exílio na Argentina, a polêmica Juan & Marco, estreou em agosto de 2007 no Teatro da UFSC, mas sua temporada no Teatro Álvaro Teatro de Carvalho foi cancelada pelo direção da casa em um ato de boicote travestido de censura. Jhonatan Carraro, encarnará Oswald um boemia clássico em fase terminal. Acadêmico do curso de teatro da UDESC, já frequentou cadeiras de História na UFSC, mas o mundo artístico lhe cativou. Seu primeiro contato com o teatro foi através das oficinas do festival palco giratório, realizadas no Sesc-Florianópolis, onde participou da oficina e consequente performance “Cegos” do grupo “Desvio coletivo” de São Paulo.  Pamela Marriot encarnará Regina Egstrand em nossa montagem. A atriz de 22 anos nascida em Caçapava, interior paulista, cursa Artes Cênicas na Universidade Federal de Santa Catarina e nos últimos anos trabalhou em peças que buscavam a rua e espaços alternativos. Completando o elenco Jackson Bosa, estará a cargo do ardiloso Pastor Manders, o ator que consolidou uma carreira frutífera em sua cidade Criciúma, mas atualmente alça voo em sua trajetória e se radicou na capital catarinense em busca de novos projetos. 

Nenhum comentário: