sexta-feira, novembro 01, 2013

Mi Buenos Aires querido


Por Fernando Schweitzer



Segundo o governo da Cidade de Buenos Aires, os brasileiros estão em primeiro lugar no ranking de visitantes. Mais de 120.000 brasileiros elegerão a cidade portenha como destino turístico. Mais além de homens bonitos e mulheres bonitas, arquitetura e cultura europeia, boas carnes e shows de tango o país vizinho tem muito a oferecer.

Ademais de ser o primeiro país a permitir o matrimonio entre pessoas do mesmo sexo no continente a Argentina saiu na frente, em 2001, na capital federal já era permitida a união civil entre pessoas do mesmo sexo. Fatores estes que tornaram a Buenos Aires reconhecida internacionalmente como a cidade mais gay friendly do mundo. A segurança é outro fator que o público LGBT valoriza muito na cidade, aonde andar de mãos dadas seja para fazer um passeio ou compras não é um problema e tão pouco causa olhares estranhos ou comentários preconceituosos.

Os números da diversão na cidade:

São 13 discotecas gays, uma infinidade de danceterias gay friendly, 11 bares gays com DJ (muitos por sua estrutura também podem ser considerados discotecas), 7 saunas, 5 cines pornos para pegação, 9 restaurantes oficialmente destinados ao público gay, vários hotéis gay friendlys, 3 milongas gays(assim se chamam os bailes de tango tradicionais), além de toda uma cidade com muita cultura, teatros por todas as partes e uma gastronomia muito diversa.

Os três bairros que você não pode deixar de conhecer:

San Telmo – É o bairro mais antigo da cidade. Lá você encontrará de tudo, desde a estátua da Mafalda, a personagem de quadrinhos mais conhecida internacionalmente da América Latina a artesanato típico, bares e discotecas. Ele tem algo parecido com os nossos boêmios bairros da Lapa no Rio ou Vila Madalena, em Sampa. Aos sábados, domingos e feriados a principal rua de San Telmo é fechada para uma gigantesca feira de artesanato, com suas tradicionais estátuas vivas, música típica ao ar livre e muita azaração.

Recoleta – É sem dúvida o bairro mais gay da cidade. Sendo um dos bairros mais nobres de Buenos Aires, a Recoleta ainda abriga em seu luxuoso Cemitério o corpo da diva dos argentinos, Evita. Ao lado depois de uma visita guiada por entorno de 15 reais, e conhecer a história dos principais ícones históricos do país(também há guias que falam português), você pode caminhar pela lindíssima Plaza Francia. Aí também estão o Hard Rock Café, o Baires Desing e o suntuoso edifício da Faculdade de Direito da Universidad de Buenos Aires, em estilo grego, além da flor metálica que se fecha ao entardecer por um mecanismo que processa a luz do sol, simulando os movimentos de um girassol automaticamente. O bairro também concentra a maioria das boates e restaurantes gays da cidade.

Puerto Madero – O bairro mais novo e mais caro da cidade é um luxo só. Projetado a cerca de duas décadas para atrair inversões de capital estrangeiro e turistas de alto nível, hoje tenta buscar a sua identidade. Já existem mega arranha céus residencias, complexos de cinema, supermercado, mais ainda é um bairro feito para turista ver. Pra quem conhece a Europa irá se sentir em uma mistura de Praga e Luxemburgo. O Up do bairro é a histórica Costanera com seus Carritos de Choripan (sanduíche que pode ser recheado com linguiça de carne ou porco assados, além de muita salada e molhos), barata a comida é a típica pedida depois de muito caminhar ou para o povo que sai da balada e quer admirar a lua e a reserva florestal que está também neste bairro.

As três discos do momento:

Chamadas pelos nativos de boliches(bolitches na pronuncia argentina), Baires tem opções muito diferentes entre si. As melhores festas da cidade são entre quarta-feira e sábado. Aqui vai nosso roteiro sugerido.

Quarta-feira – A grande pedida gay nos Miércoles(Quarta-feira) é a disco KM ZERO. A noite começa com divertidos monólogos cômicos, tango, e shows com Drags convidadas. A casa abre a meia noite e fecha as 6 da manhã. A partir da 1:30h, ao término dos shows abre-se uma pista de daça eclética. Os DJs da casa transitam desde a música eletrônica a ritmos latinos. A entrada custa $30 pesos argentinos e incluem $20 pesos de consumição.

Quinta-feira – Muitas casas abrem neste dia mas Amerika é a dica. É o dia grátis da cidade em Amerika e Glam, por lista na internet, e em Angel's basta comprar algo no Quiosque da esquina e de brinde você leva uma entrada pedindo com jeitinho. Glam tem música super eletrônica e um público um tanto nariz em pé, Amerika e Angel's concentram-se na mistura de pop e música latina, com um público mais descolado.

Sexta-feira - Esse é o dia de pirar o cabeção literalmente. Na chamada Noche de Viernes a maioria das casas aposta no ingresso com bebida livre por toda a noite. As Canillas Libres (Bebida Liberada) mais requisitadas são de Sitges($55 pesos), Amerika($90), The Sub($60). Sitges é a única que também faz a vez de pré-balada, abrindo as 22h. Amerika é a mais conhecida dos turistas brasileiros, ou seja, se o que você não busca é sentir-se no Brasil... não vá a Amerika. Recomendamos Sitges por seu público mais plural, inclusive héteros frequentam muito a casa por sua qualidade de bebidas e público seleto.

Sábado – Nesse dia tudo estará aberto. The Sub e Amerika seguem com canilla libre, e as demais casas para fazerem frente a isso tem listas grátis via Facebook ou em seus próprios sites, outras nas proximidades e bares. Mas a noite talvez mais bizarra e também por isso mais divertida é de Angel's. Neste dia a casa abre 2 pistas, uma só de música latina e outra só de eletrônica e por 35 pesos você ganha 2 consumições. Se não você pode ir ao lado oposto da cidade as margens do Rio de la Plata, na Human do recém assumido e milionário Ricardo Fort. Por lista a entrada é free, mais o preço das bebidas e o gasto com táxi devido a distancia são altíssimos.


4ª - KM Zero – Recoleta, esquinas Santa Fé y Pueyrredon. $35 pesos, 20 de consumição.
5ª - Amerika – Almagro, esquinas Gascón y Córdoba. $45 pesos, consumição. Gratis com cartão de sócio ou lista.
6ª - Sitges – Palermo Queens, esquinas Córdoba y Palestina. $50 pesos, canilla libre.
Sáb. - Angel's – Recoleta, Viamonte y Uriburu. $35 pesos, 3 drink's incluídos.
Gustavo Tedesco – Turista de Florianópolis ao lado da personagem Mafalda







Nenhum comentário: