quarta-feira, setembro 15, 2010

Com quantas buscas posso encontrar o Amor?


Publicado às 09:56 - 16/09/2010 - por Fernando Schweitzer, Florianópolis/SC - Ator Não-Global, Diretor Teatral, Cantor, Escritor e Jornalista



A busca do amor é uma nova onda na atualidade, o tal relacionamento fixo. Em meio a híper conectividade do mundo atual muitos poderiam imaginar que, basta ir ao buscador do Google, delinear o perfil desejado e pronto. Absurdo? Não para muita gente que no mundo real já desistiu de encontrar um grande amor.

Praticamente todos os portais de internet tradicionais tem seu sistema de busca do amor. Ao buscar no Google por "site de relacionamento", com parênteses para focar a busca, o resultado foi alarmante. Aproximadamente 577.000 resultados (0,30 segundos) foi o que  informou o buscador. Pensando que vivemos em um mundo capitalista, aonde um dos grandes fatores para que um produto tenha varias marcas no mercado é a demanda, fui levado a uma pergunta óbvia: Que imensidão de solitário há para gerar uma demanda tão impressionante de sítios de busca de relacionamento, não?

Hoje todos os principais portais de conteúdo possuem seu buscador do amor. Existem também os sítios exclusivamente direcionados a ajudar você a buscar o seu par ideal e sair da solidão. Estes quase em sua totalidade oferecem as modalidades de cadastro de perfil gratuito, bem como os de assinantes pagos, que passam a ter regalias tais como: número infinito de mensagens, álbum com número de fotos ilimitado e vincular amigos e prediletos a seu perfil. Muitos sítios trazem um ranking dos mais visitados por cidade, estado, preferências étnicas, entre outras. Ou seja, a busca do amor hoje é departamentalizada, segmentada, praticamente fascista.
O slogam desses portais giram em torno de uma máxima com óbvio intuito comercial, vender um parceiro perfeito. No topo da lista de busca surge, como link patrocinado o www.ParPerfeito.com.br, com a chamada seguinte: A pessoa que você procura está AQUI. ParPerfeito é Rápido e Grátis! Entrando no portal constatei as 10:14 do dia 15/09/2010, 5112 usuários em linha, segundo o sítio.

Resolvi investigar mais a fundo o portal, após preencher dados básicos já na página de entrada, surge à segunda tela um novo formulário. Este um pouco mais específico onde a primeira opção me surpreendeu. Pois dava-me a opção de estado civil. Quer dizer que casados também podem acessar o sítio, assumindo-se casados? É uma das coisas que pretendo descobrir...

O segundo item intenção realmente me intrigou, era de assinalar e permitia mais que uma opção, ou todas, ao gosto do cliente. Relacionamento/Romance sério, Relacionamento/Romance casual, Amizade/Diversão e Sexo. Sigo na jornada em busca do “par perfeito” como sugere o próprio, afinal meu estado civil o permite sem cometer o crime de adultério. Até mesmo por que hoje o ato foi descriminalizado.
Filtros e mais filtros
Depois de descrever minhas características físicas, das quais pelo menos eu não menti, tive outra surpresa. No próximo setor do cadastro de busca com o subtítulo de “Características de quem procuro”, posso escolher o tipo de vínculo do procurado. Além de opções múltiplas, existe a opção tanto faz, que abrange a totalidade de estados civis que possam existir. A seguir o basicão: faixa etária, peso, atura... E por último o melhor: distância. Afinal de contas é necessário saber quanto você vai ter de gastar de combustível para conhecer quiçá um dia sua alma gêmea.

Mas se você pensou que isso basta para encontrar o protótipo dos seus sonhos, enganou-se. Terceira tela. Aí começamos a filtrar as coisas, separar o joio do trigo. O setor Minhas características e Características de quem procuro, trabalhará no cruzamento de dados entre caça e caçador. Baseado no melhor estilo agência de casamentos. São tantos itens que penso em desistir da busca por minha alma gêmea. Mas o que dizia: Renda mensal de quem busco me encantou. Quem sabe pelo menos se não encontro alguém interessante, ganho um convite para jantar sem custos.

Leia também o artigo: Barreiras com o Idioma

Então quando por fim pensei que me daria o endereço, telefone e CPF da pessoa perfeita surge a tela, me propondo uma assinatura máster por módicos cento e poucos reais, para seis meses. Me frustrei. Afinal não sei se quero esperar 6 meses para encontrar o amor. Revoltado excluí a tela e fui ao menu de busca. Então recebo a sugestão de colocar minhas fotos para aumentar minhas possibilidades matemáticas de encontrar alguém. O riso me foi inevitável, acho que as fotos podem diminuir minhas chances. Aí o sítio me informa que em 2 dias após avaliação estarão disponíveis, devido a não se permitir fotos de orientação pornográfica. Será que aprovarão minhas fotos?

Passaram-se os dois dias, as foto foram aprovadas, até hoje continuo solteiro. Enquanto isso busquei conhecer outras fontes do amor. Em meio a tantas coisas havia me passado desapercebido que vários desses portais tem o famigerado link: Histórias de sucesso. Então comecei a verificar que esses dentro dos portais não possuíam nomes completos, por questão de privacidade. Mas não foi difícil encontrar casos reais de casamentos entre ex-desconhecidos, que a partir da rede mundial de computadores tenham se apaixonado e até chegado a oficializar relação.

E dá certo realmente?

Uma história muito interessante e inusitado foi do casal Sara e Afonso do DF. Eles se conheceram através do Orkut. “Trabalhava em uma loja e, assim que tive uma folga, fui até a casa dela. O problema é que chegando lá esqueci o nome dela. Nesta hora, minha então futura sogra saiu no portão e perguntei: “Aí mora uma menina que estava na internet? A Gorinha?”. Aí ela respondeu: ‘Deve ser a Sarinha’. Enfim, saímos para dar uma volta e começou a chover. Como estava de moto, parei e aí rolou um beijo. Pouco tempo depois ela entrou no MSN e pediu que eu mudasse o perfil para ‘namorando’. Desde então estamos juntos. Agora, casados”. Afirmou o jovem Afonso Caixeta ao portal G1, na matéria intitulada 'Conheci o meu amor pela internet' - Parte 16.

Assim que, voltei a acreditar no amor virtual. Ao restringir minha busca a pessoas com afinidade ao meu perfil o sistema apontou 68 possíveis pretendentes. Encontrei de tudo, ex-colegas de trabalho, pessoas que conheço de vista da faculdade, gente que já vi em bares e baladas... Apenas duas pessoas me interessaram. Com esta primeira tentativa voltei a estaca zero e fui sondar outros portais destinados a busca de parceiros afetivos fixos, ou não fixos para muitos.

A moda antiga, ou quase

Eis que encontro o sítio de uma agência real, ou seja, não virtual de relacionamentos. Falei por telefone com Marlene Heuser, a consultora de relacionamentos à frente da Golden Years que desde 1995, segundo o seu sítio já uniu mais de 2.600 pessoas. Com sede em Curitiba, mas atendendo a todo país, a agência há 15 anos presta assessoria matrimônial para pessoas solteiras, viúvas, separadas ou divorciadas, que desejam encontrar um par para viver um relacionamento sério.

Marlene escreve uma coluna para o Jornal Gazeta do Povo, e justamente de lá é uma das maiores fontes de clientes interessados neste tipo de assessoria. Muitos buscam a agência também por indicação, o boca a boca, e preferem não se identificar via portal. As pessoas não querem geralmente exposição de fotos, etc. E afirmam buscar parceiros por este método pois na noite só conhecem gente que quer apenas diversão e sexo.

Encontrar alguém que realmente busque compromisso parece ser o foco da grande maioria de pessoas que buscam parceiros através destas ferramentas. Existem também pessoas que já estão em situação desesperadora por nunca haverem estado em uma relação estável. Em uma das milhares de discussões do fórum do Yahoo encontrei o seguinte apelo: “Eu tenho 22 anos e nunca namorei. Não que eu não acredite e/ou queira, é que acho que não tenho muita sorte (rsrs). Todos os caras por quem me apaixono calham de ser: Hétero, casado, namorando...”.

Dramas do coração

Ainda existem casos muito mais críticos. Não desprezando o rapaz homossexual, e reconhecendo que para eles é muito complicado paquerar em meios convencionais. No divã do Gikovate, programa da CBN do Rio de Janeiro, um rapaz afirmou ter 36 anos e ser virgem, além de nunca ter namorado.

Continuando o rastreamento dos métodos virtuais em busca de um possível matrimônio real, passei por mais alguns endereços de nomes interessantes, como: www.teprocurando.com, também existem os segmentados tal qual o www.paqueragospel.com, www.encontroscatolios.com.br, ou os com nomes mais óbvios. Não esquecendo os internacionais www.badoo.com, www.manhunt.net e dos chats UOL, TERRA, dentre outros.
Na hora da conquista muitas coisas podem pesar dizem especialistas e psicólogos. A atração física, em que reside os instintos atrelados ao estado fisiológico como as necessidades sexuais, prazer e perpetuação da espécie. Paixão, aquele forte sentimento que se pode tomar até mesmo como uma patologia provinda do amor. Manifestada a paixão em devida circunstância, o indivíduo tende a ser menos racional, priorizando o instinto de possuir o objeto que lhe causou o desejo. Essa atração intensa e impetuosa está intimamente ligada à baixa de serotonina no cérebro: substância química (neurotransmissor) responsável por vários sentimentos e patologias, dentre eles a ansiedade e o estresse; a depressão e a psicose obsessiva compulsiva.
Ainda existe o Amor Interpessoal se refere ao amor entre os seres humanos. É um sentimento mais potente do que um simples gostar entre duas ou mais pessoas. Sem amor refere-se aos sentimentos de amor que não são reciprocidade. Amor Interpessoal é mais associado com relações interpessoais. Tal amor pode existir entre familiares, amigos e casais.

Seja qual a modalidade de amor, ou paixão, que cada indivíduo busque os métodos podem ser inovadores, mas a busca é uma só. Talvez hoje em tempos onde ser romântico seja cafona, ninguém queira assumir tal condição. Nesse sentido a internet passa a ser o caminho. As escondidas, virtualmente se escondem os românicos da atualidade. Quem espera encontrar o príncipe encantado na janela lhe fazendo uma serenata, pode esperar e nunca encontrar. É muito mais provável se receber um cartão musicado via correio eletrônico. Peço licença agora que vou checar minha caixa de mensagens.


Entrevistas: Marlene Heuser, consultora de relacionamentos à frente da Golden Years desde 1995 (telefone).
Com informações de: Portais Terra, UOL, Par Perfeito. Agência Golden Years. Manhunt
NADIÁ PAULO FERREIRA. A teoria do amor. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.

Nenhum comentário: