quarta-feira, agosto 18, 2010

Ai, que saudade dos festivais!

 Fernando Schweitzer, Florianópolis/SC - Ator Não-Global, Diretor Teatral, Cantor, Escritor e Jornalista



Sabe-se que a TV Digital buscará em um futuro próximo, ou seja, quando interessar comercialmente as emissoras maiores da mídia brasileira. Resumidamente, as novidades na TV ainda restringem-se ao formatos "novos" ou seus subprodutos. Em sua ultima edição o programa Ídolos da Rede Record tem se reinventado. Se isso é bom ou ruim não se pode dizer as pressas ou analisando de forma superficial.

Nesta terça-feira 17/08/2010, o programa trouxe a eliminação do Top 9, e a exibição do Top 8 do quão sairão 2 candidatos na quinta seguinte. O que me causou surpresa foi que o formato sempre pregou que os candidatos deveriam beber na fonte do fútil, ou seja do POP.  Muitos candidatos bons de verdade eram limados por serem muito MPB pro concurso, etc. Dentro desse perfil que nesta edição se rompera, vi aberrações e algumas boas surpresas.

O trash da noite foi o remake proferido sangrosamente pelo candidato Romero, da insuportável e mais que batida Pense em Mim. A versão pagode da mesma, ajudada pelo tremendo esforço do pagodeiro de carteirinha na emissão dos tons estridentes realizados na época por Leonardo eram um plus dentro dessa agressão ao bom gosto, seja de quem seja.

Ídolos é um programa de televisão brasileiro, versão do formato britânico Idols, que consiste em revelar o "novo ídolo musical do Brasil". A estréia ocorreu em 19 de agosto de 2008. É apresentado por Rodrigo Faro, dirigido por Wanderley Villa Nova, o antigo diretor do Show de Calouros de Silvio Santos, e tendo novos jurados: Paula Luma, Luis Calainho e Marco Camargo como jurados.

Esta é a segunda versão brasileira do formato criado por Simon Fuller. A primeira versão foi transmitida pelo SBT e contou com duas temporadas, exibidas entre 2006 e 2007.

Mas se por um lado a busca desenfreada por audiência trouxe experiências um tanto quanto inusitadas para não dizer coisa pior. Nise, a chamada por muitos em blogs e cometários no portal R7, foi a boa surpresa da noite. Uma adendo, o portal R7 surpreendentemente tem feito algo muito positivo, trazendo passagens inéditas de bastidores do programa, algo não muito bem explorado em outras edições. Obvio que é uma estratégia da emissora de repercutir mais o programa, e ainda turbinar seu portal de conteúdo. Evidencias a parte, justamente essa foi a cação escolhida por ela, a estrela da noite. E realmente conseguiu inovar com uma das músicas mais manjadas da história com mais de 15 regravações.

A evolução do programa é notório em seu transcorrer, seja pela mudança de emissora, como pela finalmente adaptação a realidade brasileira. Geralmente eliminatórias em pontos estratégicos do Brasil – a seleção do Ídolos 2010 aconteceu nas cidades de São Paulo, Uberlândia, Fortaleza e Rio de Janeiro. Nesta edição, mais candidatos bizarros fizeram a alegria dos telespectadores e irritaram os jurados, dentre os 40 mil inscritos (novo récord do programa da Record). E em entrevista na coletiva ao lançar a nova edição foi falado várias vezes que: "além de passarem a idade máxima de 26 para 28, como a mínima de 18 para 16". Essa medida fez o programa chegar a seu recorde de inscrições, mais de 40 mil.

Ms polêmicas é que não irão faltar no programa, pois a própria emissora pois no ar uma polêmica. Deu um adianto no R7 e o disse, me disse na rede já catapultou o êxito da eliminação próxima. O pagodeiro do Pense em Mim finalmente enfrentou os jurados carrascos da versão da Record. No R7 o vídeo dos bastidores plugarão esta declaração do jovem Romero: "Eu acho que os jurados têm que buscar alguém para ficar falando, ia ficar sem graça se eles elogiassem todo mundo. Eles podem influenciar na saída se toda hora ficam pegando no pé, falando que o candidato é isso ou aquilo. Eles são um termômetro para o Brasil. Só que todo mundo pode concordar e discordar deles." A edição do programa exibido amenizou a critica com uma boa edição.

Não que as declarações do ingênuo, ou nem  tanto, rapaz não tenha fundamento. Mas ele poderia ser perguntado também sobre se a recíproca é verdadeira. Ora veja, o rapaz é o mais fraco da disputa entre os que restam, e com essa pseudo-polêmica ganhou uma sobrevida no realite show. Afinal novela é o tipo de entretenimento preferido entre brasileiros, e essa novelinha pode render alguns capítulos. E pensar que a Rede Record no passado revelou grandes mitos da música... Ai, que saudades do festivais!


Fernando Schweitzer, Florianópolis/SC - Ator Não-Global, Diretor Teatral, Cantor, Escritor e Jornalista

Nenhum comentário: