terça-feira, novembro 25, 2008

Qualidade que raridade!

Fernando Schweitzer, Florianópolis-SC - Ator Não-Global, Diretor Teatral, Cantor, Escritor e Jornalista




Para aqueles que crêem que as novelas Brasileiras, ou como muitos crêem as Globais são o que há de melhor no mundo, equivoca-se. Em matéria publicada em 25/11/2008 no Jornal O Globo e Reuters, que dá enfase a perda da enfadonha "Paraíso Tropical" no Emy Intenacional, vi como um raio de esperança o comentário de um leitor a esta matéria pra variar (sic) tendenciosamente puxassaquista de Patrícia Kogut.

O ator britânico David Suchet, vencedor do Emmy Internacional de melhor ator pela série 'Maxwell' / EFE

NOVA YORK - Brasil saiu sem nada e os programas britânicos dominaram o Emmy Internacional na noite de segunda-feira. Já a Argentina e a Jordânia tiveram suas primeiras vitórias na premiação da TV.

A Argentina levou um dos prêmios mais importantes da 36a edição da cerimônia - melhor filme para TV ou minissérie, por "Television Por La Identidad", que fala sobre as mulheres grávidas "desaparecidas" entre 1976 e 1983 e a busca pelas crianças.

Dentro do comentário que diz: "É difícil para o público do exterior engolir os fechamentos das novelas brasileiras, onde tudo magicamente se resolve no último capítulo. Ou ainda premiar um país onde os capítulos cada dia tem uma duração." do leitor Daniel Figueiredo Guimarães. Nem todas as colocações do comentário compactuo, mas este trecho recebe meu aval em meio a gritos e aplausos. Será que finalmente alguém além da minha pessoa enxerga o desprepara e a irracionalidade das tramas Globais?

Que os argentinos sejam premiados não é a mim surpresa alguma. Parece isso uma rechaça de uma Globista de carteirinha as vitórias incessantes de Chiquititas sobre a poderosa? Raiva porque Pérola Negra, SBT, mesmo sem verbas e grandes investimento na época colou no Jornal Nacional? Ou uma birra sem motivo com qualquer coisa proveniente de la Tierra del Fuego, como o CQC, formato da TV Argentina e exportado para 24 países, que esvazia a pauta do imensamente desgastado "Casseta"? Acredito que tudo isso junto. Além do fato de estar meio abalada por sua "rainha" ter perdido para a Imperatriz Menina Maísa da Silva Andrade, do SBT, que ganhou de Xuxa, da Globo, por 9 a 7 pontos no Ibope, sábado.

É de se salientar o quão uma mídia auto-promocional pode ser manipulativa e tendenciosa pois neste caso específica vem a reafirmar a ladainha desde a ditadura conhecida sobre o grande "valor cultural" que tem a rede dos Marinho para o país. Sempre penso nestes caso pela linha Freudiana: A auto afirmação sempre é uma forma um discurso preventivo de quem tem algo a esconder, e/ou tenta mostrar ser algo que não o é.

Essa necessidade da Rede Globo e seus capachos ideológicos sejam eles pagos ou não de se reafirmar é a mostra clara de que qualidade ali não há!


Nenhum comentário: