quinta-feira, novembro 20, 2008

O Mundo a seus dedos

Fernando Schweitzer, Florianópolis-SC - Ator Não-Global, Diretor Teatral, Cantor, Escritor e Jornalista



Criada inicialmente com o objetivo subjetivo de integração e como facilitador para a comunicação entre pessoas hoje a Internet se tornou além de tudo em uma fonte inesgotável de informação de múltiplos gêneros e funções. Segundo o INTERNET USAGE STATISTICS - The Big Picture (19 de março de 2007). Quase 20% da população do planeta utilizada a rede mundial de computadores, a “Internet”.

Hoje se pode ter certeza que qualquer novidade que surja no mundo foi se não criada na internet, pelo menos a idéia fora testada na internet antes de entrar no mercado.

Se a internet é o caminho ou o canal do futuro? Bem vários números e estudos podem dizer melhor que qualquer um. Agora uma coisa é certa, que no mínimo a Internet se tornou mais uma opção seja para a comunicação, troca de informação e/ou negócios é impossível negar. O sistema que no momento de sua criação em meio a guerra fria, simplesmente tinha como objetivo ser sistema de da integridade da informação caso uma das conexões da rede sofresse um ataque inimigo, pois o tráfego nela poderia ser automaticamente encaminhado para outras conexões, no futuro isso mudaria. O curioso é que raramente a rede sofreu algum ataque inimigo. Os "Hackers" ainda não existiam na época.

Hoje a informação e automação são conceitos que se misturam e se diluem. Pois você automaticamente consegue qualquer informação via Internet. Apesar do trocadilho é sabido que são termos diferentes.

A Internet hoje muda idiomas de baixo para cima, enquanto reformas ortográficas vem na contra-mão desse novo tempo. Pela web neologismos e novos termos pipocam a cada minuto, os que pegam e conseguem adeptos sobrevivem os que não fluem morrem no desuso. Outra grande revolução cultural foi a criação do “orkut”, pois se o e-mail substituiu o fax, o mp3 o CD Player, o "orkut" veio revolucionar o conceito de amizade e de vida privada. A inter-relação por temas e por hiperlinks constituiu uma nova forma de abordar desconhecidos "quase conhecidos", vigiar namorados, iniciar ou até mesmo acabar com relacionamentos. Excluir ou possuir alguém do “orkut” é hoje um ato sócio político relevante para muitas pessoas.

Mas como um país sem passado é um país sem futuro, isso também cabe a Internet. Ela começou na década de 1960. Para entender o conceito de Internet, a rede mundial de computadores pensemos que tudo surgiu no período em que a guerra fria pairava no ar entre as duas maiores potências da época, os Estados Unidos e a ex-União Soviética. Os americanos queriam desenvolver um sistema para que seus computadores militares pudessem trocar informações entre si, de uma base militar para outra e que mesmo em caso de ataque nuclear os dados fossem preservados. Um sistema que permitia então a interconexão de computadores, através de um sistema conhecido como comutação de pacotes foi criado.

Mais além de tudo segundo o sociólogo espanhol e estudioso da rede, Manuel Castells, em seu livro "A Galáxia da Internet" (2003) pode-se dizer que "A Internet é, acima de tudo, uma criação cultural". E ao pensarmos que nenhum individuo decide que indivíduo ele será e que a construção social é um fator preponderante no discurso sócio-normativo, podemos concordar com Castells.

Adicionando à complexidade está a capacidade de mais de um computador utilizar a Internet através de um nó de rede (um endereço IP). O que pode parecer uma "Torre de Babel" pós moderna, poderia ser dada como um reflexo da hiper população mundial e o acesso hoje um pouco mais acessível a várias camadas da população, ainda que não a maioria. O que não deixa de ter um grande reflexo já que o fluxo de informações que trafegam pela Internet, segundo a empresa Nemertes Research Group, que afirma que a rede mundial poderá sofrer um colapso em 2010 devido à escala de dados trafegados, pois a atual estrutura não iria comportar o volume de dados nos próximos anos.

No meio de tanta informação surge sempre a questão "liberdade de expressão". Ao se falar de Internet este tema sempre irá surgir. A rede possibilita a qualquer indivíduo um pouco mal-intencionado publicar informações ilusórias sobre algum assunto, prejudicando, assim, a consistência dos dados disponíveis na rede. A cada dia portais de conteúdo utilizam-se mais e mais do apontamento de fontes para combater isso.

É necessário também compreender o fluxograma da informação no cyber espaço. Para o funcionamento da Internet existem três camadas de protocolos. Na camada mais baixa está o Protocolo de Internet (Internet Protocol), que define datagramas ou pacotes que carregam blocos de dados de um nó da rede para outro. A maioria da Internet atual utiliza a IPv4, quarta versão do protocolo, apesar que o IPv6 já está padronizado, sendo usado em algumas redes específicas somente. Independentemente da arquitetura de computador utilizada por dois computadores comunicando entre si na Internet, desde que eles compreendam o protocolo de Internet, eles podem se comunicar. Isso permite que diferentes tipos de máquinas e sistemas possam conectar-se à grande rede, seja um PDA conectando-se a um servidor WWW ou um computador pessoal executando Microsoft Windows conectando-se a um computador pessoal executando Linux.

Quando retomamos o jargão de que as restrições a Internet podem também ser uma forma de ditadura, não estaremos errados, apesar de muitas vezes liberdade ser confundida com libertinagem. O perfil libertário da Internet cada vez mais se consolida com o surgimento mais e mais de Softwares de código livre. Idéias se tornam também dinheiro na rede. Um grande exemplo é a gigante Google, avaliada em bilhões. Existem também outros fenômenos da Internet se refere a uma série de pessoas, vídeos, imagens, canções se popularizaram primordialmente na Internet, tornando-se verdadeiras celebridades instantâneas e ainda chegando a outras mídias devido ao sucesso na rede.

É inevitável a abordar o tema a discussão Windows x Linux sempre gera polêmica e divide opiniões, pois os dois têm fiéis defensores de suas vantagens e aplicações no mercado. Esses sistemas operacionais que facilitam o uso para leigos dos computadores eram disponibilizados geralmente pela compra de um Software. Após o surgimento do Linux se deu originalmente na Finlândia, escrito por Linus Torvalds do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, com a ajuda de vários programadores voluntários através da Usenet (onde usuários postam mensagens de texto em fóruns que são agrupados por assunto).

A maior prova de que a Internet virou um negócios são as poderosas Google e Microsoft. Para quem acompanhou os caderno de informática e economia pôde ver que nos últimos meses a Microsoft tentou comprar a Yahoo!, a Google negou a fusão com a mesma Yahoo!. Em um momento de crise americano é meio de se assustar que concorrentes estejam se cortejando. Enquanto em meio a essa crise por incrível que parece o Brasil se veja estável, devemos estar a par do ocorrido no Império do Norte.

Hoje além do maior campo de usuários no mundo virtual, os Norte Americanos produzem cerca de 15% do PIB mundial. Mais em meio a crise dos países ricos, emergentes vêem uma oportunidade de negociar entre si e também romperem barreiras entre as super potências. A falta de volatilidade nos mercados Europeus e Americanos trás como alternativa mercados emergentes e tecnologicamente menos avançados como alternativa de novos consumidores.

Por mais que a americanização seja a bola da vez, mesmo perante a crise americana ao contrário do que se pense a Internet e o "WWW" não é criação americana. Na Universidade de Oxford, situada na cidade de Oxford, na Inglaterra, é a mais antiga universidade do mundo anglófono. Sir Timothy John Berners-Lee, inventor do World Wide Web e diretor do World Wide Web Consortium, que supervisiona o seu desenvolvimento. Além disso, em 2004, Timothy venceu o Millennium Technology Prize, o que lhe rendeu 1,2 milhão de euros. Ele construiu - inicialmente e unicamente com página de texto, foi no CERN e foi colocada online em 7 de agosto de 1991.

A Internet tornou-se um imenso atrativo para empresas, que fazem uso da natureza eficiente da publicidade com baixo custo via Internet. A rede mundial é a forma mais rápida de difundir informação simultaneamente para uma grande quantidade de pessoas atualmente. A simultaneidade é o grande atrativo para quem quer vender uma idéia ou produto, e a não necessidade de um meio físico reduz os custos.


Em meio a era digital e convergência de mídias a Internet é o ponto afunilador de várias linguagens. Hoje com os avanças ela é TV, Rádio, telefone, biblioteca, enciclopédia, amigo, inimigo e tudo mais que você permitir.

Nenhum comentário: