segunda-feira, junho 17, 2013

A Tomada da Ponte Hercílio Luz

Fernando Schweitzer, Florianópolis - Actor, Director Teatral, Cantante, Escritor e Jornalista


Somente gente de direita, fascista e neoliberal. Acredito que idéias estão para serem compartilhadas. Eu acredito que essa seja uma forma de projetar políticamente a questão do pedestre e ciclista em uma cidade que ainda prioriza o transporte motorizado como única e cara opção de locomoção no país, caso reflexionado em Florianópolis.

Cidades como Buenos Aires, onde vivi muitos anos possui ciclovias por toda a cidade e um sistema de empréstimo gratuito de bicicletas, providas pelo governa da Cidade Autónoma de Buenos Aires. Esse exemplo não pensado para as cidades brasileiras pode ser implementado em 8 meses. Prazo este que fora levado na capital do país vizinho para sua implementação. Este sistema exemplar, vem companhado de uma rede de metrôs em que a passagem sem subsídios governamentais é inferior a R$ 1,50 e ônibus as 24 horas do dia a menos de R$ 1,00.

Famílias passeando na Ponte Hercílio Luz
A Tomada da Ponte Hercílio Luz seria para a dita capital turística do Mercosul, tal qual fora outrora A Tomada da Bastilha (em francês: Prise de la Bastille) para a Revolução Francesa. A também conhecida como Queda da Bastilha, foi um evento central da Revolução Francesa, ocorrido em 14 de julho de 1789. Embora a Bastilha, fortalezamedieval utilizada como prisão contivesse, à época, apenas sete prisioneiros, sua queda é tida como um dos símbolos daquela revolução, e tornou-se um ícone da República Francesa. Na França, o quatorze juillet (14 de julho) é um feriado nacional, conhecido formalmente como Fête de la Fédération ("Festa da Federação"), conhecido também como Dia da Bastilha em outros idiomas. O evento provocou uma onda de reações em toda a França, assim como na Europa, que se estendeu até a distante Rússia Imperial

Pedestres na Ponte Hercílio Luz
Uma ideia recorre minha mente. Podia-se tomar a Ponte Hecílio Luz, como protesto aos milhões que dizem que foram gastos por décadas para reformá-la e melhorar o tráfego ilha-continente. Aí quero ver a polícia justificar que estamos a interrompendo o trânsito. Imaginem que todos gravem o hino nacional na ponte Hercílio Luz e de imediato se suba ao Youtube... Repercussão na certa. 

Se o protesto é por transporte de qualidade e o estrangulamento de um trânsito e um sistema de transporte MAL planejado. Lembrar os anos muitos em que se retirou o direito de trânsito via pedestre pela Hercílio também é importante. Se a ponte Hercílio Luz estivesse aberta para pedestres muita gente não pegaria ônibus em hora pico seguramente. O direito constitucional de ir e vir está sendo lesado, pois o acesso pedestre seria muito mais seguro e rápido via ponte Hercílio Luz.

Me assusta perenemente que pessoas ainda achem que o PT faz um governo de esquerda, que o Brasil é democrático demais e que acha que os militares deveriam ainda estar no poder. Alô? Sim, existem medíocres mentes que acreditam, defendem e articulam-se politicamente para e por isso.

No último protesto em 2004, quebraram coisas inúteis durante os protestos em contra ao re-re-re-reajuste de passagens do transporte urbano na capital catarinense. E o que se estaria fazendo é provar e reivindicar o acesso pedestre ilha-continente... Reabrir a ponte Hercílio Luz seria para a manifestação o mesmo que foi a tomada da Bastílha para a Revolução Francesa. Creio ser muito importante para marcar uma outra visão de como se transitar na cidade. Pois é impossível com segurança fazer-se a travessia pelas passarelas das pontes hoje abertas.

A História do histórico ponto turístico

A ponte Hercílio Luz está localizada em Florianópolis, no estado brasileiro de Santa Catarina. A ponte foi construída com o objetivo de ligar a parte insular da capital do estado, na ilha de Santa Catarina, à sua parte continental, visando substituir o antigo serviço de ligação por balsas.

A ponte Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Teve sua construção iniciada em 14 de novembro de 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926. A ponte tem 821,005 m de comprimento total, sendo formada pelos viadutos de acesso do continente, com 222,504 m, da ilha, com 259,08 m, e pelo vão central pênsil, que tem 339,471 m de extensão.

Desde que foi fechada, em 1982, por medida de segurança, a Ponte Hercílio Luz serviu apenas de cartão postal, como ponto de referência e para embelezamento da cidade. Reaberta em 15 de março de 1988 somente ao tráfego de pedestres, bicicletas, motocicletas e veículos de tração animal, foi novamente fechada por completo em 4 de julho de 1991, depois que um relatório de análise de viabilidade da reabertura do tráfego da ponte foi apresentado em fevereiro de 1990.

Uma parceria entre o Governo Federal, Governo do Estado e a Prefeitura de Florianópolis em 2005 proporcionou o início das obras de restauração da ponte Hercílio Luz. O prazo máximo para a entrega da restauração era 13 de maio de 2012, quando a ponte completasse 86 anos. Mas a burocracia, aliada à mudança no comando do governo do estado, fez com que as obras atrasassem. O novo prazo de entrega é para a metade de 2013.

Não entregue em 2013, o então governador Raimundo Colombo, lançou a solicitação para os contribuintes "ajudar" reformar a ponte via site: http://www.fcc.sc.gov.br/pontehercilioluz/?mod=projeto


Com o lema "Estamos de volta as ruas!!!" Florianópolis promete finalmente sair da sua apática participação política nacional, como uma das últimas capitais do país a entrar na maré de protestos contra a corrupção e o mal uso das vias de tráfego no Brasil, transporte público de qualidade e liberdade de expressão. Espero que patriotismo de chuteiras, não atrapalha esse novo movimento e momento política que parece estar iniciando no Brasil. 

LOCAL DE PARTIDA: TICEN (CENTRO DE FLORIANÓPOLIS)
TRAJETO: SERÁ DECIDIDO NA HORA POR TODOS
DIA: 20/06
HORÁRIO: 18:00

https://www.facebook.com/events/183088171857001/


Através de redes sociais o movimento se expande, inclusive fora do país. Aqui fornecemos a lista de cidades outras que estão participando desta articulação espontânea e de veras democrática:


O mundo de olho no Brasil. Se você está no exterior pode se comunicar através destes eventos, aqui relacionados:


Fernando Schweitzer, Florianópolis - Actor, Director Teatral, Cantante, Escritor e Jornalista

Nenhum comentário: