terça-feira, novembro 17, 2009

Continuamos a Pastar

Fernando Schweitzer, Buenos Aires/ARG - Ator Não-Global, Diretor Teatral, Cantor, Escritor e Jornalista



Cuidado, ela voltou! Diria a poderosa emissora carioca, que como sempre menospreza a concorrência. "A Fazenda", reality show da Rede Record, desta vez em sua estréia derrotou a Rede Globo e conquistou a liderança isolada. Crime ocorrido a este domingo 15 de Novembro. A rede paulista tem motivos para comemorar e muito. Com a estréia da segunda temporada de A Fazenda, a emissora desbancou o todo poderoso Fantástico, da Rede Globo. No confronto apenas com o Fantástico, no horário das 22h25 às 23h08, o placar foi de 19 a 16 pontos a favor do reality.

No horário das 22h25 às 0h17, o reality show marcou uma média de 19 pontos com pico de 23, conquistando a liderança isolada. Diriam as más línguas: “não chega a ser uma casa dos artistas”, mas hoje o cenário é outro. À época a TV brasileira era monossilábica e SBT era considerado o único canal de TV além da Rede Globo. Claro que como um canal, ou sub-canal do qual as pessoas tinham vergonha de dizer que assistiam, por sua programação popular. Babaquice em um país onde 1% da população controla 95% do PIB anual.

A emissora da Barra Funda neste período com media de 19 ponto deu uma apertada forte no acelerador e abriu quase 10 pontos de frente da segunda colocada, a ex poderosa dos domingos, ao menos até que acabe “A Fazenda”. Pois a Globo marcou 14; SBT 8 e, RedeTV! 8. Ao pensar os picos fortes do Pânico que colocam a Rede TV muitas vezes em primeiro lugar por minutos, que neste domingo deixarem a Rede Globo e SBT brigando por um terceiro lugar emboladas, tivemos um rally interessante no Ibope deste domingo.

A fórmula reality é realmente uma caixinha de surpresas, por mais que esteja desgastada, as vezes a falta de opção se torna a opção, e nisso deve-se reconhecer que o melhor atendimento de demanda de mercado superficial de neurônios a busca de futilidades via televisão desta vez foi plenamente atendido pela rede paulista. Desbancando a fábrica de futilidades carioca. Esta que dentro desta concorrência dominical já apelou ao formato reality recentemente e fiascando feio como um escatológico e mal planejado “Jogo Duro”.

Em maio, a estréia da primeira edição do reality deu 16 pontos. E empatara na média com o reality global, e com o passar de semanas o foi esmagando. Com a estréia do milésimo No Limite, desta vez com mil mudanças de regras que desnortearam os telespectadores só fez crescer os índices da concorrência. E neste momento um paralelo se construiu também, o humorístico Pânico na TV da Rede TV! Se manteve e até esta semana detém um patamar na casa de dois dígitos. Exemplo desta semana em que marcou uma média de 10 pontos com pico de 13, mantendo a terceiro colocação à frente de Silvio Santos.

Atendendo a pedidos dos fãs, a Record modificou sua grade. Inicialmente, A Fazenda seria exibida às 21h30, mas os fãs de Bela, a Feia não gostaram de saber que a novela seria exibida por volta das 20h30. Com isto, a emissora antecipou o reality e assim ficará a grade, 20:00h - Jornal de Record, 21:00h - A Fazenda, 21h30 - Bela, a Feia, 22h30 - Poder Paralelo. Nessa nova formulação o reality vai bate de frente com a novela das 8 que passa as 21:00h, e será a prova de fogo para o programa. Assim veremos o produto estandardizado e institucionalizado como o produto televisivo mais importante e de maior audiência do país talvez, somente porque não quero dar uma de Walter Mercado, sofre uma baixa a mais que a queda natural do horário que vem em declive desde 2004.


Fernando Schweitzer, Buenos Aires/ARG - Ator Não-Global, Diretor Teatral, Cantor, Escritor e Jornalista

Nenhum comentário: